ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO

Congresso Unificado da UFLA inicia com palestra sobre inteligência artificial e lançamento de plataformas digitais

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 07 Novembro 2023 09:14 | Última Atualização: Terça, 07 Novembro 2023 10:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizada, nesta segunda-feira (6/11), a abertura do Congresso Unificado da UFLA, que reúne o 36º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o 18º Congresso de Extensão (Conex) e o 32º Congresso de Pós-Graduação.

Com o tema “Desafios e oportunidades da universidade sem muros na era da inteligência artificial”, o evento busca estimular o debate sobre as transformações que vêm ocorrendo na área da educação com o advento da Inteligência Artificial e com a crescente demanda por uma abordagem mais aberta e colaborativa na universidade. A palestra sobre o tema foi ministrada pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/Ministério da Educação (MEC), professora Tânia Mara Francisco.

As oportunidades e os desafios do ensino superior também foram destacados pelos representantes da universidade que compuseram a mesa de abertura. O pró-reitor de Pesquisa, Luciano José Pereira, a pró-reitora de Extensão, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, e o representante da pró-reitoria de Pós-Graduação, Antonio Chalfun Júnior, enumeraram os avanços alcançados no ensino, na pesquisa e na extensão da UFLA, apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, enfatizou que as atividades finalísticas da instituição - ensino, pesquisa e extensão -, representadas no Congresso Unificado, têm o desafio de reinventar a universidade.  “Precisamos de uma abordagem de ensino diferente, capaz de atrair os jovens novamente para a universidade, além de assumirmos o compromisso de resolver os problemas reais da sociedade”.

A programação dos congressos segue até o dia 10/11, e inclui outras palestras e mesas-redondas relacionadas ao tema da  Inteligência Artificial na educação. Estão previstas também outras discussões sobre  importantes para a área educacional, bem como a apresentação de mais de 2.300 trabalhos desenvolvidos na Universidade: 1.300 de iniciação científica, 700 de pós-graduação e 300 de extensão.

Novas plataformas

Durante a solenidade de abertura dos congressos, a Pró-Reitoria de Pesquisa lançou duas novas ferramentas para a interação das comunidades interna e externa.

Com a plataforma Descubra Ciência, a UFLA cria um novo canal de comunicação com a sociedade, para acolher ideias e sugestões que possam inspirar os cientistas da Universidade em novos estudos. As sugestões da comunidade são voluntárias e vão compor um banco de temáticas que poderão ser adotadas pelos pesquisadores. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a PRP, a Diretoria de Comunicação (Dcom) e a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (New).

Por sua vez, a plataforma Multilab.UFLA tem o objetivo de ampliar a visibilidade e facilitar o compartilhamento da infraestrutura de pesquisa multiusuários da UFLA. Por meio da ferramenta, a comunidade interna e órgãos externos podem consultar equipamentos, serviços e laboratórios que se encontram disponíveis na Universidade para uso coletivo. A plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, em colaboração com o professor Neumar Costa Malheiros, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN).

plataforma descubraciencia

Plataformas Descubra Ciência e Multilab, lançadas no Congresso Unificado