CIÊNCIA CIDADÃ

Descubra Ciência: UFLA lança plataforma para a sociedade enviar ideias e sugestões para inspirar os cientistas em novos estudos

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 06 Novembro 2023 17:22 | Última Atualização: Segunda, 06 Novembro 2023 17:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de conectar as necessidades da sociedade com os fluxos de pesquisa científica, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) disponibilizou uma plataforma que permite que a comunidade envie ideias e sugestões para inspirar os cientistas da Universidade em novos estudos. O Descubra Ciência já está disponível pelo endereço descubraciencia.ufla.br. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir com sugestões de projetos que podem ser desenvolvidos por pesquisadores da UFLA. A ferramenta foi lançada durante a abertura dos Congressos UFLA, nesta segunda-feira (6/11), e possibilitará que a sociedade fique ainda mais próxima da UFLA, sendo possível receber  sugestões do setor industrial, serviços de saúde, área educacional, ambiental, entre outras.

O pró-reitor de pesquisa da UFLA, Luciano José Pereira, explica que “dessa forma, a plataforma Descubra Ciência inova ao colocar a ciência praticada na universidade pública à disposição direta das demandas locais e regionais, buscando contribuir na promoção do desenvolvimento social. É um passo inicial em direção à chamada Ciência Cidadã, em que há a parceria entre público não-especializado e cientistas para o desenvolvimento de projetos científicos.”

As sugestões da comunidade são voluntárias e vão compor um banco de temáticas que poderão ser adotadas pelos pesquisadores. Mas não há garantias de que todas as propostas serão desenvolvidas, já que uma série de fatores podem interferir na escolha de uma temática, como por exemplo: existência na Instituição de cientistas que trabalhem naquela área de estudos e/ou com especialidade na temática proposta, disponibilidade das equipes de pesquisa para assumir um novo projeto, disponibilidade da infraestrutura que o estudo requer, aprovação por comitê de ética, recursos financeiros para aquisição de insumos e material de laboratório, entre outros.

“Além disso, é importante também que o cidadão esteja ciente de que a sugestão apresentada não o transforma em um coautor do estudo, nem gera direitos sobre possíveis invenções ou soluções criadas a partir das pesquisas científicas. Entretanto, o reconhecimento, por parte dos cientistas envolvidos, de que houve essa contribuição para o levantamento do problema de pesquisa será sempre incentivado pela UFLA”, ressalta Luciano.

Outra frente da plataforma é o fato de que ela permite que empresas e órgãos públicos acionem pesquisadores da UFLA para desenvolver soluções para seus negócios. Nesse caso, as tratativas são feitas por intermédio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (News/UFLA), para que haja as formalizações e investimentos necessários à cooperação. “A plataforma Descubra Ciência é muito interessante, porque além da pessoa física, as empresas também podem entrar em contato por meio dessa plataforma e assim começar a trabalhar juntos com os professores na identificação para soluções desses problemas. Além disso, as empresas que já estão incubadas podem participar desse processo, oferecendo soluções que tenham dentro do seu portfólio de pesquisa”, destaca o pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Márcio Lara.

Uma terceira ferramenta disponível por meio do Descubra Ciência é a de consulta aos projetos de pesquisa já em desenvolvimento na UFLA. Para isso, basta clicar no ícone “Encontre pesquisadores e estudos feitos na UFLA”. É possível encontrar as pesquisas digitando as palavras-chave de interesse.

Plataforma Descubra Ciência

A plataforma Descubra Ciência foi criada no início de 2020 pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)  para que o público possa localizar rapidamente os grupos de pesquisa e projetos científicos desenvolvidos pela Instituição. Durante a pandemia, também foi criado um canal para que as pessoas pudessem encontrar pesquisas relacionadas à Covid-19 e que foram desenvolvidas por pesquisadores da UFLA.  Agora, o projeto é ampliado, para interação com a sociedade. É resultado de uma colaboração entre a PRP, a Diretoria de Comunicação (Dcom) e a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (New)..

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a plataforma Descubra Ciência: