PDI

UFLA compartilha experiência do PDI com representantes da União Nacional dos Auditores do MEC

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:57 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) compartilhou sua experiência com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2021-2025) com representantes da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e auditores de outras instituições federais. Durante a reunião, realizada em 19/2, o superintendente de Governança, Adriano Higino Freire, e membros da auditoria interna da Universidade apresentaram a construção e o acompanhamento do PDI UFLA, e sua gestão de riscos.

A proposta do PDI 2021-2025 foi elaborada por membros da comissão designada em 2020. O trabalho desenvolvido pela Instituição foi reconhecido como boa prática pelo Ministério da Gestão e Inovação e inserido no repositório do órgão para ser conhecido por todas as organizações. Para Adriano, o planejamento estratégico deve ser construído com gestão de riscos e atualizado para se adaptar constantemente ao ambiente em que a organização está inserida. “Dessa maneira, a gestão de riscos contribui para o alcance de maior eficiência, na medida em que se identificam as necessidades de melhoria nos controles, vulnerabilidades e, consequentemente, há uma definição de objetivos de acordo com a capacidade administrativa da organização”, ressalta o superintendente de Governança.

O trabalho com o PDI UFLA foi realizado durante o período da pandemia de Covid-19, portanto, de forma remota. Sua construção envolveu muitas capacitações e reuniões com os mais variados setores da organização, tomando por base o alinhamento necessário do planejamento da Universidade com os diversos planos nacionais para a educação, ciência e tecnologia, orçamento, entre outros.

Além da construção do plano, foram desenvolvidos inúmeros painéis para transparência do cumprimento do PDI. Por meio de planilhas públicas, a evolução do atendimento de cada objetivo fica à disposição da comunidade.

A reunião foi organizada pela diretora de capacitações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Débora Barcelos, e contou com representantes da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e demais auditores de Instituições Federais de Ensino: Cintia Petri, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Giovana Daniela de Lima e Márcio Donizete Rosa, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Karine Matuchevski Balzan, do Instituto Federal de Farroupilha (Ifarr), Maria Luiza Firminiano, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSMG), Poliana Myriam Felipe Rodrigues de Santana, do (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e Viviane Simas, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

O documento elaborado que apresenta a gestão de riscos dos objetivos elencados, os riscos identificados e as medidas mitigatórias previstas estão publicadas no site da Universidade.

Acesse o PDI UFLA: https://ufla.br/pdi

Acesse a gestão de riscos: https://cigov.ufla.br/controle/gestao-de-riscos

Acesse o repositório do MG: https://boaspraticasgov.my.canva.site/one-page-ufla

Com informações da Unamec