AGENDA EM BRASÍLIA

Obras, fim da gestão e vagas TAEs foram pauta de reuniões no Ministério da Educação (MEC)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 18 Março 2024 15:03 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (15/3), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, participou de duas reuniões no Ministério da Educação (MEC), para tratar de demandas da Instituição.

Com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/Ministério da Educação (MEC), professora Tânia Mara Francisco, o reitor conversou sobre a demanda de recursos para a complementação de três obras em fase final de execução no câmpus de Lavras:  divisórias, climatização e sistema audiovisual do Centro de Eventos; o Centro de recebimento e distribuição de materiais da UFLA (Almoxarifado), e a Casa Assistiva, destinada a pesquisas sobre tecnologias para vida independente de pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Para a finalização das obras, a UFLA necessita de 2.850.000 reais. Na reunião, a diretora afirmou que, apesar das dificuldades orçamentárias, é muito provável que o MEC consiga atender à demanda, ao menos parcialmente, alocando os recursos necessários à finalização das obras do Centro de Eventos e do Almoxarifado.

reuniao eduardo santosO reitor também se reuniu com o coordenador-geral da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Eduardo Batista Santos. O assunto foi a situação da avaliação técnica do processo de indicação da lista tríplice pelo Colégio Eleitoral da UFLA. O processo já foi aprovado pela área técnica do MEC, encaminhado à Conjur e, na sequência, irá para a Casa Civil. Segundo o coordenador-geral, a publicação da nomeação do novo reitor da UFLA deverá ocorrer no final de abril, com a indicação, no decreto de nomeação, de que o início do novo mandato será dia 5 de maio de 2024.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre as vagas de docentes e técnicos administrativos (TAEs) redistribuídas à UFLA pela Portaria n° 89, de 8 de fevereiro de 2024, de janeiro de 2024. O reitor buscou informações atualizadas sobre os cargos TAEs que ainda serão criados pelo Congresso Nacional. Até o momento, não houve atualizações nesse sentido, e o processo ainda se encontra no Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), em preparação para ser enviado ao Congresso Nacional.

Em Brasília, o reitor também participou, de 13 a 15/3, da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5). O evento reuniu reitores, servidores, estudantes, bem como representantes de outras entidades interessadas na educação superior, para promover a colaboração e o diálogo, com vistas ao fortalecimento da qualidade e da acessibilidade da educação na região. Durante a Conferência, a UFLA assinou protocolos de intenções de mobilidade acadêmica com mais duas universidades cubanas.