NOVAS PARCERIAS

UFLA firma protocolos de intenções de mobilidade acadêmica com mais duas universidades cubanas

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 19 Março 2024 08:22 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou protocolos de intenções de mobilidade acadêmica com mais duas universidades de Cuba: a Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas e a Universidad de Holguín. Os documentos foram assinados na sexta-feira (15/3) pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, durante a Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5), realizada em Brasília.

Com as novas adesões, já são nove as universidades cubanas que assinaram recentemente protocolos de intenções com a UFLA, com o propósito de viabilizar a cooperação técnica, científica, educacional e cultural, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas de mútuo interesse das partícipes, visando ao desenvolvimento e a execução de programas, projetos, estudos e serviços técnicos de forma integrada. Os demais protocolos foram assinados em fevereiro de 2024, durante missão acadêmico-científica organizada pela Andifes e pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub).

Durante a CRES +5, foi discutida a possibilidade de realização de visitas técnicas pelas universidades cubanas à UFLA e mais oito universidades federais do Estado de Minas Gerais. Como presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), o reitor da UFLA organizará a visita, prevista para ocorrer no mês de abril.

CRES +5

A Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5) foi realizada de 13 a 15/3, em Brasília. O evento reuniu reitores, servidores, estudantes, bem como representantes de outras entidades interessadas na educação superior, para promover a colaboração e o diálogo, com vistas ao fortalecimento da qualidade e da acessibilidade da educação na região.

No encontro, foram abordados temas como equidade no acesso, pesquisa inovadora e cooperação internacional. Houve discussões plenárias sobre 12 eixos temáticos, com o objetivo de debater textos, elaborados por meio de consultas públicas, que irão impactar a definição de diretrizes para o desenvolvimento sustentável do ensino superior na região.

A CRES+5 foi uma realização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Educação Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe (IESALC-Unesco) e com o Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES). Nos dias 7 e 8/2, foi realizada, em Havana (Cuba), a 4ª Reunião Preparatória para a CRES+5, com a participação da delegação brasileira que realizou missão acadêmico-científica em Cuba.