Ir direto para menu de acessibilidade.
GREVE DOCENTE

UFLA recebe comunicado de deflagração da greve dos professores

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 30 Abril 2024 11:51 | Última Atualização: Terça, 30 Abril 2024 18:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa à comunidade universitária que recebeu da Associação de Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla) a informação de que foi deflagrada, em assembleia da categoria, greve de docentes da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Magistério Superior. A deflagração ocorreu em 29/4 e, a partir de então, a paralisação de atividades ocorre após o prazo regimental de 72 horas, sendo que poderá ocorrer também continuidade de atividades em setores que assim deliberarem, ou conforme adesão de servidores ao movimento.

Como pauta de reivindicações, a seção sindical informou: 1) - Reajuste salarial, conforme reivindicação do conjunto de servidoras e servidores do setor público da educação federal que corresponde a 7,06% em 2024, de 7,06% em 2025, de 7,06% em 2026; 2) Destinação de orçamento público em condições ideais para as Universidades e Institutos Federais; 3) Reestruturação da carreira docente com valorização das condições de trabalho; 4) Revogaço de medidas antissindicais, antidemocráticas e contrarreformas; 5) Construção de pauta local.

Segundo a notificação da Adufla, eventuais atividades que sejam consideradas essenciais serão assim entendidas e negociadas entre o Comando Local de Greve a Instituição, considerando suas especificidades.

Outras informações decorrentes da greve dos professores serão divulgadas após reunião a ser agendada entre o sindicato e a gestão da Universidade, que encontra-se em período de transição, com a nova equipe administrativa assumindo em 5/5.

Os calendários acadêmicos são aprovados por deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Alterações em consequência da greve dos professores poderão ou não ser pautadas pelo Conselho posteriormente.

Os técnicos administrativos da UFLA também estão em greve, com movimento iniciado em 11/3 (veja as informações).

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção