PLANTANDO O FUTURO

Nova fase do Plano Ambiental da UFLA promove o plantio de 450 ipês em diferentes locais do Câmpus Lavras

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 06 Setembro 2024 12:56 | Última Atualização: Sexta, 06 Setembro 2024 13:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em comemoração aos 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi inaugurada uma nova fase do Plano Ambiental da Instituição, por meio de uma iniciativa que atravessará gerações: o plantio de 450 ipês rosas, brancos e amarelos no Câmpus Lavras. Os plantios contaram com a presença de diversos representantes da comunidade acadêmica, que plantaram os ipês em seus respectivos setores.

Os primeiros plantios foram realizados durante a solenidade de abertura do 116º aniversário da UFLA, que ocorreu na sexta-feira (30/8), no prédio da Reitoria. Já nesta semana, os ipês foram plantados na área da Portaria Histórica da Esal/UFLA (Câmpus Histórico), na praça do Departamento de Zootecnia (DZO/FZMV/UFLA), no Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA), na Escola de Engenharias (EEng/UFLA) e no Centro de Eventos. Nesse último local, 130 aposentados que vieram à UFLA para o Encontro Anual dos Servidores Docentes e Técnico-Administrativos Aposentados também participaram dos plantios.

Nas áreas selecionadas, totens de madeira registrarão os nomes dos envolvidos nos plantios. Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, essa ação representa uma oportunidade para que a comunidade universitária veja a si mesma como pertencente à história da UFLA. “O que queremos, e estamos conseguindo, é movimentar e inserir a comunidade da Universidade, dando a ela um sentido de pertencimento por meio da participação efetiva na arborização do câmpus. Precisamos cada vez mais envolver as pessoas, dar oportunidades a elas e enxergá-las, para que de fato tenham um papel na construção dessa Instituição”, afirma.

Com o passar dos anos, os ipês se tornarão um símbolo permanente e um ponto de referência para as próximas gerações, refletindo o compromisso da UFLA para a construção de uma Universidade socioambientalmente correta. “A plantação destas árvores simboliza muito para nossa geração e para todos que valorizam a preservação do meio ambiente. Além disso, caso eu venha a ter um filho, tenho certeza de que o ipê que plantei representa um pequeno passo para que ele viva em um futuro melhor e mais sustentável”, comenta o assistente em administração da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag/UFLA) Frederico Lúcio de Souza.

O diretor de Meio Ambiente da Universidade, Gilberto Coelho, ressalta que “a UFLA é referência nacional e internacional como ecouniversidade. Por isso, o Plano Ambiental servirá como instrumento para melhor traçar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da nossa Instituição”.

A partir de agora, os ipês plantados irão receber cuidados específicos para garantir o seu desenvolvimento e crescimento.

Clique nas imagens abaixo e confira as fotos dos plantios realizados entre os dias 30/8 e 5/9:

Portaria Histórica da Esal/UFLA

Praça do DZO/FZMV/UFLA

DAP e EEng

Centro de Eventos

Texto: Claudinei Rezende e Jovana César. Revisão: Gláucia Mendes. Fotos: Cibele Aguiar, Sérgio Augusto, Claudinei Rezende, Jovana César, Lucas Teixeira, Marcos Araújo, Karina Mascarenhas.