Ir direto para menu de acessibilidade.
Sustentabilidade

GreenMetric 2024: UFLA avança no ranking mundial e lidera ensino e pesquisa em sustentabilidade no Brasil

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 22 Janeiro 2025 14:28 | Última Atualização: Quarta, 22 Janeiro 2025 17:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar a 35ª posição mundial no UI GreenMetric World University Rankings 2024, o principal ranking internacional voltado para práticas ambientais no ensino superior. A posição alcançada coloca a instituição como a 2ª universidade mais sustentável do Brasil e a 4ª na América Latina.

No cenário global, a UFLA subiu cinco posições em relação a 2023, destacando um progresso contínuo em seus esforços sustentáveis. O ranking de 2024 contou com a participação de 1.477 universidades de 95 países, um aumento expressivo em relação às 1.183 instituições avaliadas no ano anterior.

Desempenho por indicadores

A UFLA obteve nota máxima em duas categorias: Água e Educação e Pesquisa. Em Educação e Pesquisa, foi a única instituição brasileira a alcançar a pontuação máxima, destacando-se por suas iniciativas de ensino e pesquisa voltadas à sustentabilidade.

A pontuação total da UFLA em 2024 foi de 8.825 pontos, com destaque para os seguintes indicadores:

  • Água: 1.000 pontos (nota máxima)
  • Educação e Pesquisa: 1.800 pontos (nota máxima)
  • Energia e mudança climática: 1.650 pontos (2100)
  • Resíduos: 1.575 pontos (1800)GreenMetric2024
  • Transporte: 1.425 pontos (1800)
  • Ambiente e infraestrutura: 1.375 pontos (1500)

Compromisso com o futuro

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o reconhecimento da UFLA como uma das universidades mais sustentáveis do mundo reflete um esforço coletivo e uma visão de longo prazo. “Quando idealizamos o Plano Ambiental, nosso objetivo era transformar a cultura da Instituição, integrando a sustentabilidade a todas as nossas práticas acadêmicas e administrativas. Este resultado não é apenas uma conquista, mas um compromisso renovado de continuar promovendo ações que busquem o equilíbrio ambiental, social e econômico. A UFLA tem a responsabilidade de inspirar outras instituições e contribuir, por meio da ciência e da inovação, para um futuro mais sustentável”, destacou.

O diretor de Meio Ambiente da UFLA, professor Gilberto Coelho, celebrou o desempenho da Instituição, destacando que os resultados são fruto de um trabalho coletivo e estratégico. “A UFLA continuará a desenvolver suas ações, mantendo a sustentabilidade como prioridade. Nosso objetivo é melhorar ainda mais os indicadores de Energia e Mudança Climática e Transporte nos próximos anos, buscando práticas cada vez mais sustentáveis.”

Com a evolução contínua em seus indicadores e reconhecimento internacional, a UFLA reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e consolida sua posição como uma referência global em sustentabilidade ambiental no ensino superior.

Destaque sustentado

Vale lembrar que a UFLA alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor colocação entre as universidades mineiras no ranking internacional de sustentabilidade QS World University Rankings: Sustainability 2025. Na edição de 2025, o ranking classificou 1.743 instituições de 107 países, sendo 42 delas do Brasil. A UFLA alcançou a 699ª posição no ranking geral, ocupando o 11º lugar entre as universidades brasileiras. Também teve destaque nos rankings específicos, alcançando a 544ª posição em Impacto Ambiental e a 310ª posição mundial em Governança. No contexto estadual, a UFLA conquistou o 1º lugar entre as oito universidades mineiras classificadas no QS Sustainability Ranking 2025. Confira a matéria completa do desempenho da UFLA no QS World University Rankings neste link

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção