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EMPREENDEDORISMO

Parceria da UFLA Câmpus Paraíso é aprovada em edital de aceleração de startups

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 17 Fevereiro 2025 12:57 | Última Atualização: Segunda, 17 Fevereiro 2025 13:05
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A inovação na análise de fraudes no mercado de vendas diretas está no centro de um dos projetos aprovados na Chamada 10/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG). Desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Câmpus Paraíso em colaboração com a startup UP Vendas, o projeto utiliza inteligência artificial para otimizar a análise cadastral, aumentando a aprovação de usuários sem comprometer a segurança. A relevância da iniciativa se soma ao recente reconhecimento da UP Vendas no programa Impulsiona Startups, da Serasa Experian, no qual foi uma das oito startups selecionadas entre 349 inscritas. O programa oferece suporte estratégico e mentorias para fortalecer modelos de negócios inovadores.

A equipe do projeto conta com professores da UFLA e especialistas da UP Vendas. Os docentes Leonilson Kiyoshi Sato de Herval, físico especializado em machine learning e inteligência artificial, e Ana Cláudia Festucci de Herval, estatística com experiência em modelagem e análise de dados, lideram a pesquisa pela Universidade. A empresa une a experiência no mercado de vendas diretas à tecnologia aplicada, enquanto a UFLA contribui com a gestão e análise científica dos dados, garantindo a validação dos modelos e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Além da análise de cadastros, a pesquisa propõe examinar padrões de transações financeiras no setor de vendas diretas para reduzir fraudes e inadimplência. A principal meta é diminuir em 1% o número de inadimplentes no Brasil, permitindo que pessoas, especialmente aquelas tradicionalmente excluídas de processos de crédito, tenham acesso a oportunidades econômicas no setor de venda direta.

“Atualmente, os processos de análise de cadastro são altamente engessados, baseados principalmente em documentoscopia (técnica que verifica a autenticidade ou a falsidade de documentos) e análise de crédito. Nosso objetivo é inovar ao introduzir uma abordagem mais humanizada, utilizando padrões já estabelecidos pela empresa e desenvolvendo novos insights a partir de dados.”, explica o professor  Leonilson Kiyoshi Sato de Herval.

O projeto também tem um impacto social relevante, com foco em grupos como mulheres, que frequentemente encontram barreiras nos sistemas convencionais de análise de crédito. A proposta visa não apenas aumentar a aprovação de cadastros, mas também criar condições para geração de renda e estabilidade financeira.

Com duração mínima de dois meses e possibilidade de extensão por até um ano, o programa de aceleração vai contribuir para o desenvolvimento e validação da tecnologia. “Ao final do programa, a UFLA terá participado diretamente da criação de uma tecnologia com alto impacto social, capaz de beneficiar milhares de pessoas que atualmente enfrentam barreiras no acesso a crédito e oportunidades econômicas. Além disso, o projeto fortalece a conexão entre universidade e mercado, promovendo inovação prática e colaborativa. Esse envolvimento não apenas gera benefícios para a sociedade, mas também posiciona a UFLA como referência em projetos de inovação tecnológica voltados para impacto social e econômico.”

Novas oportunidades

Ao participar do programa Impulsiona Startups, promovido pela Serasa Experian, a UP Vendas conta com suporte estratégico, mentorias e acesso a tecnologias para fortalecer modelos de negócios inovadores. 

A integração com a base de dados da Serasa possibilita comparações com os métodos em desenvolvimento no projeto aprovado pela Fapemig. Essa conexão reforça a produção científica e a aplicação prática das soluções desenvolvidas, impactando mais de 700 mil pessoas e contribuindo para a redução da inadimplência no Brasil.

“Com base nos métodos desenvolvidos, será possível reconhecer usuários com alta probabilidade de cumprir pagamentos, mesmo que estejam negativados, permitindo às empresas ampliar sua base de clientes sem aumentar os riscos. Esse impacto direto na economia e na sociedade reforça a relevância do projeto e da colaboração entre a UFLA e a UP Vendas”, complementa  Francisco Lúcio Rodrigues Silva, CEO da empresa.

 
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