Ir direto para menu de acessibilidade.
EVENTO

II Workshop Internacional de Segurança Alimentar foi realizado na UFLA

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 17 Março 2023 12:19 | Última Atualização: Quarta, 22 Março 2023 09:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 8 e 16/3, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o II International Workshop on Food Security” (“II Workshop Internacional de Segurança Alimentar”), evento que contou com a participação de pesquisadores de universidades parceiras e centros de pesquisa dos Estados Unidos, do Canadá e do Reino Unido.

De acordo com o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a segurança alimentar é uma questão que precisa ser abordada. “Não há como não apoiarmos um tema como esse sabendo do que, hoje, acontece no mundo em relação à fome. Então, temos sim que trabalhar com a produção de alimentos, mas, como geradores do conhecimento, precisamos também estar preocupados com a forma como esses alimentos vão chegar às camadas mais pobres da nossa sociedade”, ressalta.

O vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, ressalta também a importância das parcerias internacionais. “Essas parcerias têm objetivos importantes no sentido de fomentar a internacionalização dos nossos programas de pós-graduação, promover e estimular a realização de projetos em rede de pesquisas internacionais, além de promover a mobilidade acadêmica de professores e estudantes entre as instituições parceiras.”

A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização da UFLA chamado “Produção de Alimentos e Segurança Alimentar”, que foi submetido e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2018, como parte do programa Capes PrInt.

A edição atual do workshop teve como objetivo promover a interação entre instituições estrangeiras e professores e estudantes dos programas de pós-graduação da UFLA participantes do projeto de internacionalização, por meio do qual esses estudantes realizam missões de trabalho e pesquisa no exterior. Algumas instituições nos Estados Unidos e no Reino Unido receberam missões em 2019. Essas primeiras missões resultaram em um primeiro workshop em 2020. Em 2022, outras duas missões de trabalho foram realizadas nos Estados Unidos e no Canadá. Foi ao final dessas duas missões que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA) e o Grupo Gestor do projeto iniciaram a preparação para a realização do segundo workshop.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA Adriano Teodoro Bruzi explica os benefícios que essas missões do projeto trazem para os programas de pós-graduação da Universidade. “Esse projeto é de suma importância não só por estabelecer projetos e parcerias em conjunto, mas também pela troca de experiências. Nós sabemos que, hoje, um dos grandes quesitos da pós-graduação é a internacionalização. Então, esse Projeto Capes PrInt resulta no apoio que precisamos para atingir esse quesito nos programas.”

Para a doutoranda do Programa em Agronomia/Fitotecnia da UFLA Marina Scalioni Vilela, que participou de uma missão nos Estados Unidos em 2022, essa foi uma oportunidade gratificante. “Eu fui para a Texas Tech University, no Texas. Um dos experimentos que eu realizei lá foi com solos cultivados de café originados de um experimento conduzido aqui na UFLA. Para isso, foi preciso levar esses solos do Brasil, submetê-los à condição de seca extrema e ver como os microrganismos e microbiomas desses solos funcionavam nessas condições. Lá, eu também tive a oportunidade de trabalhar com a cultura do algodão, realizando esse mesmo experimento, porém com os solos cultivados de algodão nas planícies do Texas, que tem um problema muito sério com a questão da água e da seca. Durante essa etapa, foi ótimo conviver com tantas pessoas lá fora. Eu tive a oportunidade de trabalhar com muitas mulheres e de aprender muito. Tudo isso foi enriquecedor para mim, não só pela pesquisa, mas também pela parte pessoal”, conta.

No evento, foram realizadas apresentações institucionais pelas universidades parceiras, apresentações de participantes dos programas de pós-graduação, reuniões institucionais, imersões nos programas participantes e visitas para que os representantes das instituições internacionais conhecessem as instalações da UFLA (entre elas, as fazendas experimentais da Universidade).

Participaram do workshop representantes das seguintes universidades e centros de pesquisa: Purdue University (Estados Unidos), University of Illinois (Estados Unidos), University of Florida (Estados Unidos), Texas Tech University (Estados Unidos), University of California, Davis (Estados Unidos), Central Michigan University (Estados Unidos), University of Guelph (Canadá) e Rothamsted Research (Reino Unido).

O projeto de internacionalização

No projeto da UFLA, estão envolvidos 12 Programas de Pós-Graduação: Ciência do Solo, Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Zootecnia, Ciência dos Alimentos, Agroquímica, Fitopatologia, Entomologia, Fitotecnia, Administração, Engenharia de Biomateriais e Ciências Veterinárias.

O projeto recebeu 11,5 milhões de reais para aplicar entre os anos de 2018 e 2024. Essa quantia, além de ser usada para apresentar o projeto para instituições estrangeiras e estabelecer ou consolidar redes de pesquisas, é majoritariamente direcionada para o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche no exterior, professor visitante no exterior, capacitação no exterior, pós-doutorado com experiência no exterior e professor visitante no Brasil.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e coordenador do Projeto, Rafael Pio, ressalta os benefícios trazidos pelas parcerias. “Inicialmente, o Grupo Gestor do Projeto visitou as instituições internacionais com o objetivo de apresentar o nosso projeto e conseguir fomento, por exemplo, para a realização de pesquisas ligadas ao doutorado sanduíche. Com as parcerias, conseguimos até mesmo a ampliação das bolsas desses doutorandos, garantindo que ficassem mais tempo no exterior.”

No início do projeto, foram elencadas 17 instituições dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da Holanda para fomentar as colaborações internacionais. A maioria dessas instituições recebeu missões.

Confira fotos do “II International Workshop on Food Security”:

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção