COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Técnicos de Moçambique, que participam do projeto Ação Humanitária de Hortaliças, visitam a UFLA

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Quinta, 26 Outubro 2023 08:39 | Última Atualização: Quinta, 30 Novembro 2023 14:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 24/10, representantes técnicos de quatro províncias de Moçambique, na África, visitaram o câmpus-sede da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  Os técnicos moçambicanos, que participam do projeto Ação Humanitária de Hortaliças, puderam rever os professores envolvidos na iniciativa e conhecer as técnicas de cultivo utilizadas no Brasil. Também participaram da comitiva professores e técnicos da UFLA.

O projeto teve início em 2021, e seu objetivo é a reestruturação do plantio de hortaliças em Moçambique, que foi afetado após a passagem dos ciclones Idai e Kennedy no país. A ação foi dividida em duas etapas. Na primeira, professores da UFLA viajaram ao país africano para que pudessem analisar a situação e ministrar capacitações in loco. Já na segunda etapa, que ocorre atualmente, os técnicos moçambicanos vieram ao Brasil para uma vivência prática e aproveitaram a oportunidade para conhecer a UFLA. Essa fase é conduzida pelo Instituto Federal Sul de Minas (IfSuldeMinas), em Muzambinho.

Para a técnica Ana Cleusia Filipe Mateus, da província de Sofala, a visita às terras brasileiras tem sido enriquecedora. “A experiência aqui no Brasil está sendo maravilhosa, porque aqui vejo algo que lá não temos. Nós trabalhamos muito mais com a comunidade em experiências teóricas, mas aqui nós estamos vendo na prática como é feito, e nós fazemos coisas maravilhosas. No Brasil, conhecemos o trabalho desde as sementes até a colheita”, comenta.

A UFLA é internacional

Apesar de já existirem outros projetos de cooperação internacional, essa é a primeira ação humanitária técnica realizada entre o Brasil e um país africano.

“A UFLA foi convidada a participar do projeto pelo Ministério das Relações Exteriores devido à expertise na área de sementes e olericultura em nível nacional. Nós fomos classificados como a Instituição com maior experiência para transmitir esse conhecimento técnico a eles e, em apenas cinco inserções, restabelecemos o sistema de produção de hortaliças em Moçambique. Nós estamos levando o nome da Universidade a cada vez mais países”, diz a professora da Escola de Ciência Agrárias de Lavras (Esal/UFLA) Heloisa Oliveira dos Santos, que também está envolvida na ação.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Instituto Federal do Sul de Minas (IfSuldeMinas), Instituto de Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM), Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (Iiam) e Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (Ifpelac).

Na UFLA, além da professora Heloísa, participam do projeto os professores do Departamento de Agronomia (DAG/UFLA) Cleiton Lourenço de Oliveira, Raquel Maria de Oliveira Pires e Valter Carvalho de Andrade Júnior.

Confira as fotos da visita.