NOVAS PARCERIAS

Visitas técnicas na China e em Taiwan iniciam diálogos para novas parcerias internacionais

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 12 Março 2024 12:40 | Última Atualização: Quarta, 13 Março 2024 08:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em fevereiro e março, a diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora Patrícia Paiva, participou de eventos e realizou visitas técnicas a produtores, institutos de pesquisas e empresas multinacionais de produtos agropecuários da China e de Taiwan, para a prospecção de novas parcerias internacionais.

“As oportunidades geradas pelas reuniões e visitas são de grande importância para a política de internacionalização da UFLA. As possibilidades de acordos, que estão sendo trabalhados em suas etapas iniciais, permitirão que, no futuro muito próximo, professores possam desenvolver pesquisas conjuntas, além de incentivar o intercâmbio de discentes, nos dois sentidos”, afirma.

Durante sua estadia na China, entre os dias 29/2 e 3/3, a diretora participou de um seminário conjunto com a Beijing Forestry University. Além de realizar uma apresentação institucional sobre a UFLA, Patrícia tratou, no evento, da possibilidade de realização de acordo de internacionalização com a universidade.

“Esta universidade é considerada a mais importante da China na área de Ciências Florestais e nas pesquisas com Floricultura e Paisagismo; tem, portanto, potencial para realizar um acordo de cooperação envolvendo vários departamentos da UFLA”, pontua.

visita china taiwan4Na viagem a Taiwan, entre os dias 21 e 28/2, Patrícia participou da reunião da diretoria da International Society of Horticultural Science (ISHS), da qual é vice-presidente. A docente representa a América do Sul na sociedade internacional e é responsável pelo programa Young Minds.

Outros eventos de abrangência mundial ocorridos em Taiwan no período também contaram com a presença da docente: o Taiwan International Orchid Show (TIOS) e do World Orchid Conference (WOC).

Entre outras instituições, a diretora também visitou a World Vegetable Center, empresa de pesquisas com sedes em vários países, com forte atuação na África, onde desenvolve programa de combate à fome.

“Os países visitados apresentam uma diversidade cultural e diferença linguística grandes, mas isto é muito enriquecedor, além de contribuir com a globalização da ciência por meio da aproximação entre as instituições”, observa Patrícia.

Cooperação acadêmica com a China

Em 2023, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo, integrou a delegação brasileira da missão acadêmica-científica organizada pela Universidade Normal de Hebei (HNU), da China, em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub).

Durante a missão, foi assinado o primeiro acordo de cooperação da UFLA com o país asiático, com a Universidade Normal de Hebei. A cooperação, em etapa final de formalização, estabelece relações de cooperação teórica e prática em diversas áreas acadêmicas, incluindo possibilidades de intercâmbio para docentes, estudantes de graduação e pós-graduação.