PROJETO DE PESQUISA

UFLA é contemplada em edital de estímulo à internacionalização da Fapemig

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 13 Março 2024 11:58 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as contempladas na Chamada Fapemig de Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais (ICTMGs). O projeto aprovado é intitulado “Produção Agropecuária e Energias Renováveis: internacionalização com foco em ações sustentáveis”, e receberá cerca de 2,4 milhões de reais para execução.

A proposta tem como objetivo principal promover o fortalecimento da internacionalização institucional, com foco nas áreas estratégicas de combate à fome, energias renováveis, produção agrícola sustentável e conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Seis programas de pós-graduação estão envolvidos no projeto: Agroquímica, Ciências Veterinárias, Ecologia Aplicada, Entomologia, Fitotecnia e Fisiologia Vegetal.

Os programas de pós-graduação foram selecionados por meio de chamada interna lançada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em junho de 2023. Todos são classificados pela Capes como de nível 5 e 6, e consideram a internacionalização como um valor para impulsionar o reconhecimento de sua produção científica, geração de conhecimento e formação de recursos humanos.

Em termos acadêmicos, entre outras expectativas, espera-se que o programa estimule a formação de redes de pesquisa internacionais; facilite a mobilidade de professores e estudantes de diferentes países, proporcionando o fortalecimento de parcerias internacionais já existentes e estabelecer novas; aumentar o número de professores visitantes estrangeiros na UFLA; qualificar discentes da UFLA no exterior, melhorando a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da universidade e as suas oportunidades de emprego.

“A mobilidade de docentes e estudantes para o exterior e a vinda de pesquisadores estrangeiros para nossa Instituição contribuirá diretamente com a formação, aprendizado técnico e científico e a consolidação de parcerias no exterior. Outro fator em destaque é o aprendizado de um segundo idioma para os discentes e a integração com pesquisadores de elevado nível de diferentes partes do mundo”, avalia a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk.

O orçamento do projeto prevê bolsas de doutorado, pesquisador visitante e desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI-I), além de auxílios e recursos para manutenção de equipamentos, pagamento de taxas de publicação de artigos em periódicos indexados, entre outros.