Inscrições abertas para participar de projeto de extensão internacional - inclusive docentes aposentados
Estão abertas as inscrições para participar do projeto de cooperação e extensão internacional estabelecido entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade do Kindu (UNIKI), instituição pública de ensino superior localizada na República Democrática do Congo. Docentes ativos ou aposentados do quadro da Universidade podem manifestar interesse no link disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI); não há prazo para manifestação, a coleta de respostas terá fluxo contínuo.
Em março de 2024, a UFLA e instituições congolesas, incluindo a UNIKI e a Organização Não Governamental Solidarité Féminine assinaram um acordo de cooperação, com o objetivo de lutar contra o aquecimento global e a crise alimentar tanto na República Democrática do Congo (RDC) quanto no Brasil. O objetivo também é aumentar a produtividade agrícola, reduzir a pobreza entre os agricultores dos dois países e, finalmente, produzir técnicos qualificados (PhD, mestrado, bacharelado) dentro de uma década nos campos da agricultura, pecuária, meio ambiente e áreas relacionadas.
Uma das características do projeto é a possibilidade da participação de professores aposentados da UFLA, com a inscrição pelo mesmo formulário.
O acordo faz parte do trabalho desenvolvido pelo projeto Vozes da África, realizado desde 2007, em países africanos como o Congo, que enfrenta desafios socioeconômicos extremos, conflitos internos e instabilidade política. O projeto foi criado e segue com a coordenação do professor emérito e extenionista voluntário no Departamento de Engenharia Agrícola (DEA/UFLA), professor Gilmar Tavares.