UFLA na Mídia

Uso de própolis no queijo testado por pesquisadores da UFLA é destaque no Jornal da EPTV 2° edição

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 19 Setembro 2018 12:37 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2021 14:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma pesquisa do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que utilizou própolis como conservante natural no queijo gorgonzola, foi destaque no Jornal da EPTV 2° edição.

O queijo é um ambiente fértil para a proliferação de microrganismos, alguns bem vindos e outros não. Para controlar a presença de leveduras “intrusas”, fabricantes de laticínios usam o antibiótico natamicina, produzido pela bactéria Streptomyces natalensis.

No entanto, natamicina não tem eficiência na inibição de bactérias, por isso o pesquisador Frederico Teixeira Correa propôs, em sua tese de doutorado, o uso de extrato etanólico de própolis como agente de combate.

Confira a matéria do EPTV 2º Edição

Saiba mais sobre o uso de própolis no combate a microrganismos do queijo gorgonzola

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.