UFLA NA MÍDIA

Pesquisa da UFLA que remove metais pesados da água com o uso da biomassa de bactérias é destaque no Minas Faz Ciência

Escrito por Paula Martins | Publicado: Quarta, 30 Janeiro 2019 18:03 | Última Atualização: Quarta, 30 Janeiro 2019 18:03 | Acessos: 287

Com um procedimento barato e seguro, uma pesquisa do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) removeu metais pesados da água usando a biomassa de bactérias e foi destaque no Minas Faz Ciência.

Nocivos à saúde e ao meio ambiente, metais pesados como chumbo e cádmio estão na água aparentemente pura e cristalina que chega às torneiras. Em laboratório, seis microrganismos foram testados até encontrar a espécie mais eficiente para a remoção dos metais pesados em efluentes líquidos: a bactéria Serratia marcescens. Com o estudo, em parceria com a universidade portuguesa do Algarve, pesquisadores retiraram todo o chumbo encontrado na água, 50% de cádmio e 15% de zinco.

Confira a matéria completa do Minas Faz Ciência.

Saiba mais sobre a pesquisa.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.