Ir direto para menu de acessibilidade.
Ciência em Pauta

UFLA inicia série de seminários on-line para promover o debate científico junto à comunidade acadêmica

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 15 Outubro 2020 13:54 | Última Atualização: Quinta, 15 Outubro 2020 14:17

O primeiro webinar “Ciência e Ética” ocorreu em setembro e está disponível no Youtube

Gentileza solicitar descrição da imagem

 A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), realizou no dia 30/9 o lançamento da série de seminários on-line, com o objetivo de fomentar a discussão de temas que envolvem a pesquisa científica e a carreira acadêmica. O primeiro webinar com o tema “Ciência e Ética” contou com a participação do pesquisador da Virginia Tech (EUA), Nammalwar Sriranganathan, e está disponível no canal do YouTube Descubra Ciência UFLA. 

O pesquisador convidado tem mais de cinquenta anos de carreira na pesquisa científica e pontuou como instigar em pesquisadores o prazer pela carreira, além de promover pensamentos científicos e éticos na condução das pesquisas. “Eu convivo com todos os estudantes que entram no laboratório como cientistas, sejam eles de graduação, sejam de pós. Eu procuro incutir nessas pessoas a importância de fazer ciência, e que isso tem que ser feito com ética. Então, encaro todas as pessoas que entram no laboratório como cientistas de fato.” 

Sriranganathan relatou, durante sua fala, que esse tipo de postura favorece o diálogo aberto com os estudantes, pois qualquer problema que venha a surgir, será relatado, e assim, poderá evitar problemas éticos nas pesquisa.

Série de Webinars

As webinars vão ocorrer mensalmente. De acordo com a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Elaine Maria Seles Dorneles, os eventos abordarão temas transversais a todas as áreas do conhecimento, de forma a integrar a comunidade universitária em debates sobre desafios contemporâneos da pesquisa científica. Os convidados para palestrar serão cientistas de renome nacional e internacional. Toda a comunidade UFLA é convidada a acompanhar a programação e participar dos debates.

Acompanhe a agenda de cada mês pelo Portal UFLA, pelo Portal da Ciência e pelo Instagram Ciência UFLA.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção