INOVAÇÃO

Chamada pública para unidades de inovação da Embrapii será lançada nesta quinta-feira (4/3)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 03 Março 2021 17:50 | Última Atualização: Quarta, 03 Março 2021 17:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Ministério da Educação (MEC) lançará, na quinta-feira (4/3), a Chamada Pública MEC/Embrapii Novas Unidades de Inovação nas Universidades Federais. O evento será transmitido on-line, às 16h, pelo canal do MEC no YouTube

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras(PRP/UFLA) convoca a comunidade acadêmica a participar do evento, pelo potencial de novas oportunidades para a Instituição. “A Embrapii atua como uma facilitadora das parcerias entre universidade e empresas, tão necessária neste momento de restrição dos recursos públicos destinados à pesquisa. Com certeza será uma oportunidade de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, com o intuito de capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria”, ressalta o pró-reitor, professor Luciano José Pereira.

A UFLA foi credenciada à Embrapii no ano passado e uma das onze instituições que tiveram projetos selecionados em chamada pública em 2020. O primeiro polo de inovação da Embrapii implantado na UFLA dedica-se ao desenvolvimento de sistemas inteligentes em geotecnologia e agronegócio, o que inclui as linhas de “Sistemas Inteligentes na Produção Animal e Vegetal” e “Inteligência Computacional em Geotecnologias e Processamento de Dados”. Os projetos estão vinculados à Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes – Zetta.

A Embrapii é uma organização social que, desde 2013, está qualificada pelo poder público federal para apoiar instituições de pesquisa no desenvolvimento de inovações que atendam a demandas apresentadas pela indústria brasileira. Isso estimula a força competitiva das empresas no mercado interno e externo. A Embrapii subsidia 32,2% do custo dos projetos propostos pelas empresas e a instituição de pesquisa responsabiliza-se por outros 18,3%, como contrapartida. Assim, a empresa investe 49,5% dos recursos necessários.