Ir direto para menu de acessibilidade.
Questão de gênero: a herpes ou o herpes? Muitos dizem "a herpes". O correto, porém, é "o herpes". Trata-se, portanto, de palavra do gênero masculino. Por que as pessoas dizem "a herpes"? Talvez contaminadas pela ideia de doença. Mussarela ou Muçarela? O duplo "z" de palavras italianas vira, em português, "ç": carrozza - carroça piazza - praça razza - raça Na Itália, escreve-se "mozzarella", com dois "z". É por isso que os principais dicionários (Aurélio e Houaiss) e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) prescrevem a grafia "muçarela", com "ç". De baixo ou debaixo? Grafa-se “de baixo”, separado, nos seguintes casos: a) quando “baixo” é adjetivo ou faz parte de uma locução adjetiva: “Disse várias palavras de baixo calão”; “Estava sem a roupa de baixo”; b) em correlações com “cima” ou “alto”: “Olhou a moça de baixo a cima”; “Observou o quadro de baixo a alto”; “A cortina rasgou-se de baixo a cima”; c) ou quando pode ser substituído por “de cima”: “Saiu de baixo (de cima) da árvore”.

Nos demais casos, escreve-se “debaixo”, junto: “O menino está debaixo da mesa”; “Vivem debaixo do mesmo teto”; “Debaixo de um sol forte, centenas de pessoas disputaram um espaço na fila”; “Sport joga com o regulamento debaixo do braço”.

Como reforço, perceba que em “de baixo” está presente, normalmente, a ideia de “lugar de onde” (Saiu de baixo da mesa = saiu de onde) enquanto em “debaixo” a ideia é de “lugar onde” (O menino está debaixo da mesa = o menino está onde).

Observe também que “debaixo”, na maioria das vezes, é seguido da preposição “de” (“O menino está debaixo da mesa”; “Vivem debaixo do mesmo teto”; “Timbu com o regulamento debaixo do braço”) e que o mesmo não ocorre com “de baixo” (“Disse várias palavras de baixo calão”; “Olhou a moça de baixo a cima”; “Sai de baixo, que lá vem pedra!”).

Fonte: http://www.portuguesnarede.com Paulo Roberto Ribeiro - ASCOM