Saúde Mental na Agenda

Confira as atividades de interação com a comunidade acadêmica nos meses de maio e junho

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 20 Mai 2019 10:35 | Última Atualização: Segunda, 20 Mai 2019 11:19

Dando continuidade às ações coletivas para tratar dos desafios da vida universitária e da vida em sociedade, o Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulga as próximas atividades nos meses de maio e junho. A próxima ação será no dia 28/5, com a atividade “Sua Vida Vale Mais”. Confira a programação completa e participe:

Sobre o NSM

Além das campanhas, o NSM acolhe demandas individuais de atendimento dos estudantes, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante que precisa recorrer ao serviço pode fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorre no mesmo dia do agendamento. A capacidade de atendimento é para 44 pessoas por semana no Plantão. A partir desse primeiro atendimento, os profissionais avaliam a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatra. Ao todo, são cerca de 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra.

Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. Foram 11 atendimentos de grupos, número que deve aumentar bastante em 2019, com os novos projetos. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro.  “Acreditamos que a saúde mental precisa ser cuidada como a saúde de maneira geral. Da mesma forma que devemos ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, precisamos cuidar da nossa mente de maneira contínua e não só nos momentos de crise”, defende a coordenadora de Saúde Kátia Poles, ao comentar a importância do serviço.

Saiba mais sobre os projetos do NSM.

Saiba mais sobre o NSM.