CORONAVÍRUS

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 orienta sobre rotina no câmpus da UFLA durante a pandemia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 21 Agosto 2020 15:56 | Última Atualização: Sexta, 26 Março 2021 18:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Comitê Especial de Emergência para Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19) realizou uma transmissão ao vivo na quinta-feira (20/8), para fornecer orientações e esclarecimentos sobre as condutas a serem adotadas no câmpus durante a pandemia. Na ocasião, também foi anunciada a publicação do Guia do servidor em época de pandemia, elaborado pelo comitê para servir como uma fonte rápida de consulta sobre o assunto.

Durante a conversa, foram abordados temas como atividade presencial, comportamento em ambientes coletivos, funcionamento de laboratórios, impossibilidade de retorno das atividades presenciais no momento, entre outros.

Confira algumas orientações e esclarecimentos:

Atividade presencial

Só pode ser exercida por quem não estiver doente. Pessoas com quadro febril e sintomas gripais devem permanecer em isolamento domiciliar até o desaparecimento dos sintomas. Se necessário, recorrer ao serviço de saúde, especialmente por meio de plataformas de teleatendimento, como o Telecovid e o Mais Saúde em Casa. Pessoas pertencentes a grupos de risco também devem permanecer em casa.

Comportamento em ambientes coletivos

Usar máscara quando o ambiente for compartilhado por outras pessoas; ter sempre ao alcance um recipiente de álcool gel; lavar as mãos com frequência; manter o distanciamento mínimo de 1 a 1,5 metros em relação a outras pessoas; manter o ambiente arejado sempre que possível. Redobrar os cuidados de higienização em ambientes de alimentação coletiva (copa, cozinha).

Funcionamento de laboratórios

Até o momento, está restrito à realização de atividades essenciais. A definição das atividades consideradas essenciais cabe a cada um dos setores, pois envolve peculiaridades que o comitê não tem condições técnicas de avaliar. Para a realização das atividades essenciais, cada setor deve elaborar um plano de contingência, para orientar condutas; também é indicada a publicação do plano de contingência em sua respectiva página na Internet.

Retorno das atividades presenciais no câmpus

Não há uma data prevista para o retorno de todas as atividades presenciais no câmpus. A decisão depende da avaliação do cenário epidemiológico local/regional e da determinação do Ministério da Educação e de outros órgãos

Recepção de calouros e semestre letivo 2020/2

A recepção aos calouros será realizada de forma remota, de 19 a 23/10. Nesse período, haverá curso de formação para os ingressantes relacionado ao Ensino Remoto Emergencial, pois as atividades do semestre 2020/2 serão inicialmente realizadas de forma remota; também está previsto encontro on-line dos ingressantes com a equipe de gestão e coordenadores de curso. A programação completa será publicada, em breve, no site da Prograd.

O calendário letivo de 2020/2 será composto por dois módulos: o primeiro, de 26/20 a 19/12, será realizado de forma remota. O segundo, com atividades teórico-práticas presenciais no câmpus, inicialmente está previsto para começar em 18/1/2021. Entretanto, o retorno nessa data só ocorrerá se as autoridades sanitárias liberarem o acesso ao câmpus. Caso contrário, a retomada do calendário letivo será postergada até a data em que for possível o acesso ao câmpus. Veja outras informações sobre o calendário letivo 2020/2.

Reavaliação das decisões

A presidente do comitê, professora Joziana Barçante, ressalta que as orientações relacionadas ao câmpus são constantemente revistas, tomando por base a avaliação do cenário epidemiológico. Na próxima semana, o comitê volta a se reunir para avaliar, entre outros assuntos, a realização de viagens a trabalho e de atividades não essenciais em laboratórios.

A live está disponível na íntegra. Outras dúvidas ou pedidos de informação podem ser encaminhados para o e-mail do comitê: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Acompanhe atualizações do Comitê pelo endereço ufla.br/coronavirus.