Comitê gestor da UFLA se reúne com a presidente da Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 30 Junho 2021 14:28 | Última Atualização: Quarta, 30 Junho 2021 14:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

Como parte de uma série de reuniões que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está realizando com órgãos públicos parceiros, na última quarta-feira (23/7) uma equipe da gestão se reuniu com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), professora Cláudia Mansani Queda de Toledo. Participaram da conversa o reitor, professor João Chysostomo de Resende Júnior; o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; a pró-reitora de Pós-graduação, professora Adelir Aparecida Saczk; e o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira.

O reitor apresentou a estrutura física e de recursos humanos da UFLA, a sua história, as principais áreas de pesquisa e os programas de pós-graduação. Em seguida, foram discutidos assuntos relativos aos dez pontos nucleares da nova gestão da Capes, às cotas do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), à liberação do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap), à avaliação quadrienal e aos procedimentos adotados em relação à distribuição de cotas de bolsas na pós-graduação.

Esses temas estão passando por estudo detalhado, de acordo com a professora Cláudia, e aguardam definições e liberações orçamentárias. Ela esclareceu sobre o andamento das questões levantadas, indicando que a Capes já trabalha para dar um retorno às Instituições. O reitor comentou sobre o momento orçamentário difícil que as universidades também estão passando e ressaltou a importância da interrelação entre pessoas que participam da gestão educacional no País.