INTERAÇÃO

Em bate-papo com a comunidade universitária, reitor fala sobre a situação orçamentária e o cenário do ensino superior

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 09 Novembro 2022 14:53 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2022 16:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizado nessa terça-feira (8/11), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o bate-papo sobre orçamento, conduzido pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. Membros da comunidade universitária, dos câmpus de Lavras e São Sebastião de Paraíso, presencialmente ou pela transmissão on-line, participaram do encontro.

O reitor apresentou a situação de déficit orçamentário da Universidade, mencionou que a dificuldade é semelhante para todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e apresentou as projeções de maiores desafios para 2023, já que o orçamento incluído no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) é ainda menor, levando a uma estimativa de que faltem recursos para três meses de funcionamento da UFLA no próximo ano.

O cenário do ensino superior também foi levantado pelo professor João Chrysostomo, que citou as metas ainda não alcançadas do Plano Nacional de Educação (PNE), o posicionamento desfavorável do Brasil em relação a outros países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relação ao percentual da população com educação superior, e a importância do avanço dos níveis de educação formal para que haja mobilidade social. O reitor destacou, ainda, o novo perfil do estudante das universidades públicas (predominantemente oriundo de escolas públicas e com diversidade ético-racial) e a relevância das políticas públicas que buscam quebrar o ciclo da pobreza no País e impulsionar o desenvolvimento da nação.

Na finalização, foram apresentados os novos painéis lançados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e pela Superintendência de Governança, que permitem um acompanhamento diferenciado dos indicadores relacionados ao orçamento da UFLA. O fechamento do evento ocorreu com as respostas à seção de perguntas do público. De acordo com o reitor, a intenção é que esses momentos de conversa com toda a comunidade sejam periódicos. "Após o tempo de atividades remotas imposto pela pandemia, é necessário que nos encontremos mais para discutir a Universidade", comentou.

Assista ao vídeo da transmissão: