NOVOS ESPAÇOS

Com saída da CopyUai do Centro de Convivência, câmpus terá alternativas para serviços de impressão a partir de 5/6

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 31 Mai 2023 09:48 | Última Atualização: Quinta, 06 Julho 2023 15:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A comunidade universitária passará a contar, a partir de 5/6, com um novo serviço de autoatendimento no câmpus Lavras. Depois do sistema adotado com sucesso na banca de hortaliças, a iniciativa do modelo de “pegue e pague” agora será utilizada também para impressões. Um posto de impressão será instalado na Biblioteca Universitária.

Os integrantes da comunidade universitária poderão fazer, eles mesmos, suas impressões, e pagar o valor por folha por meio de pix ou cartão de crédito ao Pag Tesouro. “É um modelo que conta com a honestidade do público, busca dar acesso à comunidade universitária a um recurso ainda importante para a rotina acadêmica - as impressões - e nos ajuda a solucionar a ausência temporária que teremos no câmpus de empresa prestadora de serviços de copiadora e impressão”, explica o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira.

Além das estações de trabalho que serão montadas na Biblioteca, a Gráfica da UFLA, localizada no prédio Administrativo, também estará aberta ao público para realização de impressões e fotocópias, durante o período necessário para que um novo prestador de serviço possa ser selecionado e ocupar o espaço que, até esta sexta-feira (2/6), é concedido à CopyUai. “A empresa não tem interesse em renovar o contrato. Apesar das tentativas que fizemos para que permanecesse, ao menos pelo tempo necessário para conclusão de uma nova licitação, a CopyUai argumenta que o negócio deixou de ser atrativo, devido à redução de demanda registrada nos últimos tempos”, diz o pró-reitor.

A nova licitação já não contemplará o mesmo modelo de serviço  hoje prestado. O foco será na prestação de serviço de papelaria, que incluirá central de cópias e impressões. De acordo com o pró-reitor, a equipe da Proplag já trabalha na nova proposta, que exige um processo licitatório mais complexo do que somente o de copiadora. “No caso de papelaria, o estudo preliminar exige um levantamento de mercado extenso sobre os principais itens que são vendidos por meio desse tipo de atividade, já que vence o candidato que oferecer o menor preço por produto a ser vendido. Como tivemos aumento no quantitativo de licitações do ano passado para cá, fomos obrigados a definir prioridades. Priorizamos, por exemplo, a conclusão do processo de licitação das lanchonetes do câmpus, o que também é uma demanda importante da comunidade universitária”, diz.

O indicativo é de que a queda na demanda de impressões e cópias observada pela CopyUai esteja ligada ao crescimento da utilização de arquivos digitais na rotina das disciplinas. O aumento da utilização do Câmpus Virtual e outros sistemas de interface com os estudantes, impulsionado também em grande parte pela pandemia da Covid-19, reduziu o uso de material impresso. “Isso é positivo, inclusive do ponto de vista ambiental. A tendência, na Universidade, é o estímulo para que os docentes aceitem, cada vez mais, trabalhos apresentados em arquivos digitais. É uma postura que vai ao encontro da sustentabilidade, uma preocupação prioritária para a UFLA e consolidada na Política Ambiental aprovada pelo Conselho Universitário em fins de 2022. Ainda assim, sabendo que há demandas, principalmente por impressões, não poderíamos deixar de buscar soluções inovadoras para que a comunidade universitária continue tendo acesso à possibilidade de impressão no câmpus”.

Para tratar dessas e de outras demandas que envolvem os estudantes, foi realizada uma reunião entre representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Proplag e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) nessa segunda-feira (29/5). O pró-reitor de Planejamento e Gestão apresentou o cenário e solicitou a colaboração do DCE no monitoramento da eficiência desse sistema de impressão que será iniciado. “É possível que essas estratégias - autoatendimento e apoio da Gráfica - não tenham a mesma fluidez apresentada por uma empresa dedicada exclusivamente à prestação desse tipo de serviço. À medida que forem observadas necessidades de melhoria, podemos estudar adaptações necessárias, e precisamos da colaboração dos estudantes para termos esse acompanhamento. Por isso, a interação com o DCE será fundamental, além de contarmos com a compreensão e engajamento de toda a comunidade para que tudo funcione bem durante esse tempo de nova contratação, que deve perfazer cerca de três meses”, avalia.

Onde fazer impressões e cópias no câmpus a partir de 5/6?

Estação de trabalho montada na Biblioteca Universitária

Será possível fazer impressões

Horário: 9h às 22h*

Pagamento por autoatendimento, por meio do PagTesouro utilizando PIX ou cartão de crédito.

Gráfica da UFLA

Prédio das Pró-Reitorias Administrativas (prédio das bandeiras)

Será possível fazer impressões e fotocópias

Horário: das 7h às 12h e das 14h às 18h.

Pagamento por meio dos atendentes no local, também por Pix ou cartão.

*Horário atualizado após a semana inicial de atividades.