LANÇADOS EM OUTUBRO

Situação orçamentária da UFLA pode ser consultada em painéis on-line

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 09 Agosto 2023 19:10 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em outubro de 2022, foram lançados os painéis que permitem o monitoramento de dados do orçamento da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os indicadores apresentados são extraídos de bases de dados como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), Sistema Integrado de Gestão (SIG), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e dos sistemas gestores de dados de ligações telefônicas, com atualização diária. Atualmente, a UFLA mantém o orçamento anual previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023), acrescido da recomposição feita pelo governo em abril deste ano. São 65 milhões em recursos para custeio e investimentos.

Os painéis podem ser consultados pela população sempre que houver dúvidas sobre a situação orçamentária da Universidade. A ferramenta busca deixar as informações ainda mais transparentes e acessíveis aos servidores e demais cidadãos, permitindo o monitoramento das receitas e despesas da UFLA, e foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Orçamento, Gestão de Processos e Documentos da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Proplag) e a Superintendência de Governança (SGV).

Mesmo não tendo sido registrados, neste ano, cortes ou bloqueios no orçamento aprovado para as universidades, o montante anual programado para 2023 é insuficiente para a manutenção das Instituições de Ensino Superior (Ifes), o que tem sido objeto de negociações constantes das instituições com os poderes Executivo e Legislativo. Conforme discutido no Forplad na última semana, o histórico orçamentário das Ifes demonstra queda evidente ao longo dos últimos anos, apenas com ligeiro aumento em 2022. Na UFLA, o orçamento para despesas discricionárias é, atualmente, pouco superior ao do ano de 2010, sendo que o número de estudantes matriculados na Instituição aumentou 121% desde 2011. Se considerado o orçamento da UFLA em 2010 corrigido pela inflação (IPCA base 2010), mesmo tendo quase a metade do número de estudantes naquela época, hoje o valor do orçamento discricionário deveria ser de 137,3 milhões de reais, o que reforça a necessidade de mais recursos para a manutenção adequada da qualidade do ensino superior.

Gráfico com dados da UFLA, gerado pelo Painel Andifes de informações orçamentárias.

Os valores que compõem o orçamento dividem-se em despesas obrigatórias (pessoal e encargos) e despesas discricionárias (incluindo “investimentos” para obras e equipamentos, por exemplo, e “outras despesas correntes”, aplicado no pagamento de água, energia elétrica, materiais de consumo, terceirização de mão de obra, bolsas, etc.), ambas as categorias indispensáveis para o funcionamento das instituições.

Clique e acesse os painéis. Dúvidas na interpretação dos dados podem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira notícias anteriores sobre orçamento

Lançados painéis que permitem monitoramento de dados do orçamento da UFLA

Orçamento das Ifes foi debatido no Forplad com participação da UFLA