ACESSOS

Nova via no câmpus Lavras ligará Portaria II ao Câmpus Histórico

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 13 Março 2024 21:31 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

Terá início, neste mês de março, a construção da via que ligará o Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) à Portaria II.  A iniciativa faz parte de um planejamento que objetiva transformar o espaço do Câmpus Histórico em um centro de interação com a população de Lavras, facilitando o acesso à cultura, ao lazer e ao serviço de saúde oferecido pelo Ambulatório de Especialidades da UFLA, além de diversificar as formas possíveis de deslocamento no câmpus.

A nova via terá início na Portaria II e se encerrará na área dos fundos dos prédios do antigo Hotel Alvorada e da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc). O obra foi contratada por meio de recursos extra orçamentários obtidos por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), destinado em novembro de 2023 pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes/MEC) para adequação da infraestrutura de vias de acesso e estacionamentos no câmpus.

A nova estrutura auxiliará também nas iniciativas que buscam a sustentabilidade financeira da Universidade, com a disponibilização de espaços locados que aumentam as rendas próprias da Instituição. Em um cenário no qual o financiamento público é escasso, a geração de outras fontes de receita torna-se representativa para o orçamento.

Ação planejada

O projeto prevê uma intervenção que atinge área externa ao perímetro recentemente tombado como patrimônio cultural de Lavras. Para a construção, está sendo necessária a remoção de dez árvores no local, o que foi analisado pela Comissão Permanente para Avaliação de Risco de Árvores no Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Segundo o laudo emitido, foi autorizada a supressão das árvores existentes em uma das regiões onde passará a construção, mediante arborização da nova via, dando preferência para mudas de espécies nativas e adequadas ao local, de forma a colaborar também para a nova área de estacionamento que se formará ao longo da via.