Ir direto para menu de acessibilidade.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Delegação de reitores de universidades cubanas visita a UFLA e firma protocolos de intenções

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 16 Abril 2024 17:17 | Última Atualização: Quinta, 18 Abril 2024 09:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de 11 reitores e vice-reitores de universidades cubanas. Esta é a primeira vez que uma delegação da República de Cuba visita a UFLA. A comitiva foi recebida no domingo (14/4) pelo reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, pelo vice-reitor da UFLA, professor João Candido de Souza, e por pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de cursos.

Além da UFLA, a visita ao Brasil tem como universidades anfitriãs a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) também estiveram representadas na visita à UFLA. 

Em sua fala na recepção, o professor João Chrysostomo ressaltou a importância de receber os reitores e vice-reitores cubanos na Universidade. “Assinar um acordo não quer dizer muito, o importante é essa interação com os pesquisadores, conhecer a Universidade, os diretores das faculdades, pois aí começamos a parte prática de fazer acontecer. É um momento muito especial para a UFLA, que inclusive abre nosso calendário de despedida da gestão”, disse.

Novas parcerias

Na manhã da segunda-feira (15/4), a delegação participou de uma cerimônia de assinatura de protocolos de intenções, realizada  no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria. Na cerimônia, a UFLA estreitou seus laços internacionais ao firmar parcerias com cinco universidades cubanas: Universidade de Guantánamo, Universidade de Ciências Pedagógicas EJV, Universidade de Moa, Universidade de Havana e Universidade de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”.

Em seguida, a Unifal também fechou protocolos de intenções, garantindo acordos com a Universidade Artemisa, a Universidade de Ciências Médicas e a ESCEG. Convidado pela UFLA para participar da visita da delegação de Cuba, o reitor da Unifal-MG, Sandro Amadeu Cerveira, ressaltou a importância das assinaturas. “Nós temos uma forte tradição na área de saúde. Por isso,  a intenção é tentar estabelecer contatos para potencializar e trazer aquilo que a gente sabe que Cuba tem de expertise na área de saúde e demais áreas do conhecimento. A ideia é estabelecer intercâmbios para que possamos levar professores e estudantes e convidá-los para participar dos projetos que temos”, comentou.

Compuseram a mesa do evento, além dos reitores da UFLA e da Unifal-MG, a reitora da Universidade de Artemisa, Adianez Fernandez Bermudes; a assessora técnico-docente do Ministério de Educação Superior de Cuba, Mercedes de la Caridad Mora Carnet; e o diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Itajubá, professor Tales Cléber Pimenta

Após as assinaturas, os reitores e vice-reitores de Cuba fizeram o uso da palavra, apresentando as especificidades de  suas universidades. Cada unidade acadêmica da UFLA também foi apresentada à delegação por seus respectivos diretores. Na parte da tarde, a delegação cubana participou de uma visita guiada às unidades acadêmicas da UFLA. Após escolherem qual Unidade gostariam de conhecer, eles realizaram as visitas em grupos.  Representantes da Universidade de Artemisa, da Universidade de Ciências Médicas de Havana, da Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas e da Universidade de Sancti Spíritus “José Martí Pérez” visitaram a Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV).

O segundo grupo, formado por representantes da Universidade de Havana, do Ministério de Educação Superior de Cuba, da Universidade de Guantánamo, da Universidade de Ciências Pedagógicas "Enrique José Varona", da ESCEG, visitaram a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch). O terceiro e quarto grupo, composto por representantes da Universidade de Moa e da Universidade de Holguin, visitaram o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), respectivamente. Além dessas visitas, eles também conheceram a Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), a Escola de Engenharia (EENG) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFLA.

Para Adianez, reitora da Universidade de Artemisa, a visita é uma oportunidade de consolidar os convênios que previamente já foram assinados entre os governos de Cuba e do Brasil. “É uma grande oportunidade para ambos os países fortalecerem esse convênio com ações concretas, possibilitando o intercâmbio de estudantes, principalmente na pós-graduação. Portanto, os reitores das universidades cubanas e o pessoal aqui presente das universidades mineiras estão abertos para ações concretas em oportunidades de ensino”.

Este ano, a UFLA também firmou protocolos de intenções de mobilidade acadêmica com outras universidades de Cuba na capital Havana e durante a Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5), realizada em Brasília.

Mais sobre a recepção

Ao serem recebidos no domingo, os cubanos assistiram, no Centro de Cultura, no câmpus histórico da Universidade, uma apresentação do Grupo Vitrine Musical, que conta com dezoito artistas de diversas idades e áreas, apresentando coreografias, dança e canto. A dupla Ernani Augustus e Rafaella Anielly, representando o Grupo, encantou a todos os presentes. O Grupo tem a coordenação das professoras Tânia Romero, do Departamento de Estudos da Linguagem, e Dalva Lobo, do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino, ambas agradecem ao convite para abrir o cerimonial, reiterando o compromisso do Vitrine Musical em disseminar a arte e a cultura na nossa instituição e na cidade de Lavras.

Confira os registros fotográficos da visita clicando na foto abaixo. 

acordo cuba

  Textos e Fotos: Claudinei Rezende  / Karina Mascarenhas / Pedro Cardoso

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção