CIÊNCIA EM FOCO

UFLA lança e-book e portal para ampliar popularização da ciência

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 08 Julho 2020 15:51 | Última Atualização: Quinta, 03 Setembro 2020 11:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

A popularização do conhecimento científico gerado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) cresce, de forma expressiva, há quatro anos e nesta quinta-feira (9/7) amplia-se ainda mais com o lançamento de duas iniciativas: o Portal da Ciência e o livro eletrônico Ciência em Imagem.

O portal apresenta um rico acervo de divulgação das produções científicas da UFLA, na forma de reportagens multimídia, vídeos, artigos de opinião, entre outros conteúdos. Já o e-book tem o objetivo de atrair a atenção do público para o universo científico por meio de imagens instigantes e criativas, que representam pesquisas, tecnologias e inovações geradas na UFLA, em diversificadas áreas do conhecimento.

As duas novas produções integram um conjunto de ações de comunicação pública da ciência promovidas pelas Coordenadorias de Comunicação e Divulgação Científica da UFLA desde 2016, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Entre essas ações, destacam-se, ainda, a criação da revista Ciência em Prosa, do programa Minuto do Câmpus e do instagram Ciência UFLA.

“Essas são formas de compartilharmos com a sociedade os resultados das pesquisas desenvolvidas na UFLA, promovendo a democratização do conhecimento e prestando contas aos cidadãos a respeito dos recursos públicos investidos. Nos últimos anos, ficamos felizes em observar na Universidade um número crescente de pesquisadores dedicando-se a dialogar com a sociedade. O acesso às informações pode mudar a vida das pessoas para melhor, e essa é a nossa missão: buscar melhorar a vida das pessoas de muitas formas, por meio da educação”, afirma a coordenadora de Divulgação Científica da UFLA, Ana Eliza Alvim.

Portal da Ciência

Um dos destaques do Portal da Ciência é o inventário inédito das Reportagens sobre pesquisas científicas publicadas pela UFLA em 15 anos. O esforço de coleta e classificação desse material em editorias é uma das contribuições da tese de doutorado “A ciência em circulação nas esferas públicas”, defendida por Ana Eliza  no ano passado. São mais de 500 reportagens jornalísticas, graças ao aumento de 1.300% nas publicações sobre ciência nos últimos quatro anos. Conheça as diretrizes seguidas pela Comunicação da UFLA para publicação de notícias de pesquisas.

Na seção de Vídeos, é possível ter acesso às produções audiovisuais da coordenadoria: os quadros Minuto do Câmpus (vídeos que sintetizam informações sobre as pesquisas, com a participação do pesquisador), Ciência Explica (vídeos sobre dúvidas comuns no dia a dia que podem ser respondidas pela ciência) e Minuto da Saúde (vídeos com dicas e orientações de saúde produzidos em parceria com o projeto institucional Minuto da Saúde). Revistas traz as edições on-line da revista impressa de jornalismo científico da UFLA, a Ciência em Prosa.

O portal também conta com seções para colaboração direta da comunidade acadêmica.Em Opinião, são publicados artigos opinativos sobre temas de interesse da comunidade científica ou da sociedade em geral. Livros da comunidade UFLA é um espaço para divulgação das publicações da comunidade universitária da UFLA. A galeria Ciência em Imagem exibe registros fotográficos de pesquisas desenvolvidas na UFLA – proposta que também originou o livro eletrônico lançado nesta quinta-feira. O portal oferece, ainda, acesso rápido à plataforma de busca Descubra Ciência.

Além desse conteúdo de lançamento, de caráter jornalístico, o portal deve agregar, em breve, novas funcionalidades e formas de comunicação. O objetivo é torná-lo um ponto de referência sobre ciência tanto para o público em geral quanto para a comunidade de pesquisadores da UFLA. Para promover essa expansão, as Coordenadorias de Comunicação e Divulgação Científica da UFLA estão estabelecendo uma parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa para incluir outras formas de comunicação da ciência no novo espaço.

E-book Ciência em Imagem

cienciaO e-book Ciência em Imagem está associado a outra iniciativa das Coordenadorias de Comunicação e Divulgação Científica da UFLA: a primeira edição do concurso de fotografia Ciência em Imagem, realizado em 2018 com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Aberto à participação de professores, técnicos administrativos, estudantes em atividade na UFLA, bem como outros pesquisadores que desenvolvem seus estudos na Instituição, o concurso de fotografia foi realizado com o objetivo de retratar aspectos representativos de pesquisas científicas em andamento ou já finalizadas.

As fotografias encaminhadas foram selecionadas com base em critérios técnicos e estéticos para compor uma exposição pública durante a XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em outubro de 2018, bem como para integrar o e-book, concretizado com o apoio da Editora UFLA. Os autores das três melhores fotos também foram contemplados com a oportunidade de publicar, no livro eletrônico, um artigo sobre sua pesquisa, em linguagem voltada para o público em geral.

O livro, gratuito, é composto por 34 fotos, cada uma delas acompanhada por um breve resumo sobre a pesquisa representada. Há fotos de distintas áreas do conhecimento, como Entomologia, Biologia, Ciência dos Alimentos, Química, Agricultura, Ciência do Solo, Educação, Engenharia, Zootecnia, Nutrição, Ciências Florestais, Medicina Veterinária, Letras.