DATA/HORÁRIO: 14/1/2022 – 14 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

PAUTA:

1) Aprovação da Memória da reunião realizada em 6 de janeiro de 2022;

2) Informes gerais (casos Covid-19 na Instituição, comprovante vacinal de vacinação pela comunidade universitária);

3) Modificações no Plano de Contingência UFLA acerca das recomendações para o isolamento de casos por Covid-19 à luz das novas diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde nesta semana;

4) Resposta ao Memorando 2/2022 - CGS/DPO (12.34.15.04) - Protocolo de Biossegurança Saúde & Cia EIRELI;

5) Manutenção dos treinamentos do CRIA Lavras, mesmo nesse período em que foi retomado o trabalho remoto;

6) Uso do Transporte coletivo da UFLA para viagem à São Paulo - Equipe Troia;

7) Assuntos Gerais:

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1) A memória de reunião foi apresentada e aprovada.

2) Flávia informou que a quantidade atual de casos de Covid-19 entre os funcionários terceirizados e servidores causam carência de mão de obra para os serviços essenciais, esclareceu  sobre o  status do processo de adoção da exigência do comprovante vacinal para as atividades presenciais na Instituição: em 21 de dezembro de 2021, o Comitê encaminhou um memorando à Reitoria recomendado como medida importante a exigência da vacinação para as atividades acadêmicas e administrativas, dessa forma, a Reitoria solicitou um parecer da Procuradoria. Em seguida ficou definido que os conselhos CEPE e CUNI deliberariam sobre tal exigência emitindo parecer favorável ou desfavorável. Flávia convidou Silvio para comentar sobre a situação epidemiológica do Covid-19 no município de Lavras, o qual reforçou a importância da vacinação. Bruno discursou um pouco sobre o funcionamento do Ambulatório Virtual e sobre as fakes news recebidas quanto aos serviços prestados pelo Ambulatório.

3) Miriam apresentou e explicou sobre as indicações de testagem para Covid-19  e demonstrou uma proposta de fluxograma (protocolo) para o isolamento de indivíduos que tiveram contato com alguém infectado com SARS-COV-2. Esta proposta foi elaborada junto a integrantes do curso de medicina baseando-se no estudo das recentes recomendações do CDC, SBI e MS, sendo: não vacinados ou mais de 6 meses da 2° dose e sem reforços, Janssen há mais de 2 meses sem reforços, devem ficar 5 dias de quarentena, assintomáticos com teste negativo será liberado e usará máscara ao contato com terceiros, teste positivo ou não realizado, devem ficar em quarentena até o 7° dia, já os sintomáticos, iniciar o isolamento e realizar teste, se negativo usar máscara ao contato com terceiros, se positivo ficar em isolamento no mínimo 7 dias e 24 horas sem sintomas, para os indivíduos com mais de 18 anos com todas as doses de vacinas recomendadas, e entre 5 e 17 anos com esquema básico da vacina completo, devem atentar para sintomas por 10 dias usando máscara ao ter contato com outras pessoas, se sintomáticos, iniciar o isolamento e realizar teste, se negativo usar máscara ao contato com terceiros, se positivo ficar em isolamento no mínimo 7 dias e 24 horas sem sintomas. Silvio e Miriam também discursaram sobre as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia e do CDC. Este último define se o indivíduo está vacinado ou não para estabelecer o tipo ideal de quarentena. Miriam ressaltou que o fluxograma adotado pelo MS é confuso e pouco prático. Silvio e Bruno discursaram sobre a necessidade dos testes RT- qPCR serem realizados do 3º ao 7º dia de sintoma, que até o momento a universidade não oferece outra modalidade de teste e que alguns indivíduos afirmam estar falsamente sintomáticos para induzirem a marcação da testagem.  realizados para a saída do isolamento. Houve discussão sobre o assunto. Luiz Henrique propôs que se adote o protocolo apresentado pela Míriam. Zacharias propôs que servidores assintomáticos vacinados que tiveram contato com indivíduos infectados devem utilizar máscaras de melhor qualidade. As duas propostas foram aprovadas.

4) Flávia apresentou o  Protocolo de Biossegurança Saúde & Cia EIRELI e mostrou os pontos que não estavam em concordância com a versão mais recente do Minas Consciente, sugeriu que estes fossem corrigidos. Bruno propôs a aprovação do protocolo com as devidas correções, a proposta foi aprovada.

5) Luiz Henrique explicou sobre os treinamentos do CRIA Lavras, informou que o calendário das competições não está suspenso, os atletas estão todos vacinados e realizam testes regularmente, por fim, deu seu parecer favorável, apoiando o treinamento. Helena propôs por aprovação e o  treinamento foi aprovado.

6) Zacharias informou sobre o uso do transporte coletivo da UFLA para viagem à São Paulo para competição da Equipe Troia, explicou que a solicitação estava faltando informações, como os requisitos de segurança que serão adotados durante a viagem, e que haviam muitos membros para a viagem, dessa forma, a liberação do transporte não foi aprovada, Luiz Henrique propôs que o protocolo fosse encaminhado para a unidade acadêmica, dessa forma, Zuy entrará em contato com a Equipe Troia para que a melhor decisão seja tomada. Proposta aprovada.

DELIBERAÇÕES:

1) Enviar a memória de reunião para publicação no site.

2) Informar a comunicação sobre o novo protocolo de recomendações para o isolamento de indivíduos que tiveram contato com alguém infectado com SARS-COV-2.

3) Responder o Memorando 2/2022 - CGS/DPO .

4) Informar ao responsável do  treinamento do CRIA Lavras que a solicitação foi aprovada.

5) Informar a Equipe Troia que o protocolo não foi aprovado.