UFLA recepciona mais de 1600 calouros: período letivo começou em 25/4

recepcao-calouros-20161 (2)O período letivo 2016/1 dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) começou nessa segunda-feira, 25. Mais de 1600 estudantes vieram das 5 regiões brasileiras para Lavras nesse semestre, preenchendo a cidade com sua energia e contribuindo para o seu desenvolvimento. Os alunos, ingressantes em 30 cursos de graduação, participaram da Recepção Oficial de Calouros na noite de 25/4 no Ginásio Poliesportivo da Universidade. Na cerimônia, foram recebidos pelo reitor, professor José Roberto Scolforo; pela vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho; por membros da Direção Executiva da UFLA e coordenadores de cursos; e por componentes de entidades de representação estudantil.

A coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Isis Vilas Boas Pinheiro, convidou os alunos a conhecerem o DCE e os Centros Acadêmicos, bem como incentivou o contato caso tenham dúvidas sobre a representação estudantil. “Estar numa universidade federal não é apenas estudar e se formar. A universidade também é um espaço de formação política e de caráter”, afirmou. O Conselho de Repúblicas foi representado pelo seu presidente, Vinicius Flavius Cervilieri. Ele deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou o objetivo do Conselho de trabalhar em projetos sociais e educacionais de maneira voluntária.

A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, parabenizou os estudantes pelo ingresso em uma instituição federal e comentou sobre programas de bolsas e oportunidades ofertadas pela UFLA. “Queremos que tenham uma formação completa, mas lembrem-se que isso depende do compromisso de vocês”, avisou aos calouros.

recepcao-calouros2016O reitor da UFLA notou que o início do curso é uma das etapas a serem vivenciadas, a partir da qual a Universidade contribuirá com “conteúdo técnico e científico forte, além de visão cidadã”. Ele chamou a atenção para os cursos de Pedagogia e os de Licenciatura, destacando que os egressos atuarão “construindo vidas”, já que serão responsáveis pela formação das pessoas. “A honra e o valor desses profissionais é o mesmo que o de outras áreas”, ressaltou. O professor Scolforo também apresentou os pró-reitores, coordenadores de cursos e representantes estudantis. “Não tenho dúvida de que vir para a UFLA foi a melhor escolha de vocês. Se esforcem e serão ótimos profissionais e cidadãos”, enfatizou o reitor.

Entre os calouros ansiosos para o início da nova fase universitária, estava o estudante Leonardo Gianini Rabelo, do curso de Educação Física. Natural de Cabo Verde, Sul de Minas, ele conta que, desde o dia em que realizou a prova da primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), determinou como meta a aprovação na Universidade. “Percebi que a estrutura da UFLA, os benefícios aos estudantes e a equipe de professores seriam o ideal para a formação que eu desejo”, destacou.

A localização também contribuiu para que o estudante Atanildo Marcelino da Silva, de Itumirim, optasse pelo curso de Física: “Quando decidi, levei em conta que a UFLA está próxima à minha cidade. Mas, assistindo a uma palestra do projeto Magia da Física sobre ondas gravitacionais, fiquei ainda mais motivado e já estou até pesquisando sobre pós-graduação na área”, conta o estudante.

O conceito geral da Universidade foi ponto decisivo na escolha da estudante Letícia Boson Avelar, que inicia o curso de Medicina. Ela apostou na UFLA acreditando no fortalecimento contínuo do curso e na qualidade do aprendizado em turmas menores. Mesmo vindo da capital do Estado, Belo Horizonte, Letícia pensa que terá uma rápida adaptação à cidade.

A adaptação será um fator mais fácil para as estudantes Adriele dos Santos Gomes, de Bom Sucesso, e Daniele Oliveira Vilas Boas, de Ijaci. Elas entraram para os cursos de Matemática e Física, respectivamente, ambas pelo PAS. Elas contam que, por serem da região, cresceram ouvindo falar positivamente da UFLA, e isso sempre foi um incentivo para os estudos.

A localização também foi uma vantagem para a lavrense Andressa Fernanda Gomes, ingressante no curso de Nutrição: “Pelo câmpus estar em Lavras, facilita. Também escolhi porque a UFLA e o meu curso têm ótimo reconhecimento. No ano passado, participei do ‘UFLA de Portas Abertas’, em que conheci e me interessei pela Nutrição”, diz.

Metade dos ingressantes é cotista

Em 2016, a UFLA alcançou a meta definida pela Lei de Cotas do Ensino Superior. O aumento na oferta das vagas para cotistas nos processos seletivos foi gradativo, desde 2013: naquele ano a porcentagem foi de 12,5%; passou a 25% em 2014; 37,5% em 2015; e 50% em 2016. Uma avaliação dos primeiros resultados dessa política, que busca democratizar o acesso ao ensino superior, revelou que os cotistas apresentam bom desempenho e menores taxas de evasão comparando-se com os de ampla concorrência.

Programação

A Recepção de Calouros ainda conta com reuniões com os coordenadores dos cursos, no dia 26; e momento de integração do DCE, no dia 27, às 13 horas. Os ingressantes também deverão tirar a foto para o documento de identificação estudantil no período de 27 a 28 de abril, no espaço de eventos ao lado do Salão de Convenções. Os estudantes devem comparecer em um dos horários: das 8 às 10h30; 14 às 16h30; ou 19 às 21 horas.

Fotos: Cibele Aguiar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *