Embaixadores UFLA РSamuel J̼lio Martins

Samuel Júlio Martins tem 34 anos e se graduou em Agronomia na #UFLA, concluiu o mestrado e encerrou com o doutorado em Fitopatologia em 2016. Hoje, atua como pesquisador na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA).

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na UFLA e o conselho para os calouros:

“Por ter crescido em uma família de baixa renda, minha escolha de onde estudar se baseou não somente na qualidade da universidade, mas também em subsídios que possibilitassem minha retenção. A UFLA atendeu a todos esses requisitos. Pude morar sem custo no alojamento estudantil, obtive bolsas estudantis, ticket alimentação, entre outros subsídios. Por ter cursos e profissionais de excelente qualidade, a UFLA sempre teve ótima visibilidade no Brasil e no exterior. Isso facilitou muita coisa, como por exemplo, adquirir uma bolsa de estudo na Universidade de Delaware (EUA) durante meu doutorado.

Dado às minhas circunstâncias, considero-me realizado. Sou filho de pais analfabetos e nem sempre havia o que comer em casa. Sempre trabalhei período integral para ajudar a família, mas não deixei de estudar.

Desde o primeiro ano do curso de graduação estagiei no Departamento de Fitopatologia e trabalhei com o controle de doenças de plantas através do uso de organismos benéficos. Atualmente trabalho como pesquisador na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), pesquisando a taxonomia de bactérias patogênicas de plantas e estudando a comunidade microbiana como um todo. Em agosto, iniciarei como professor na Universidade da Flórida (EUA), ranqueada uma das melhores universidade públicas em Ciências Agrárias das Américas. Além de continuar com a pesquisa, irei lecionar as disciplinas: “Plants, Plagues, and People,†que aborda o surgimento e a evolução da vida na Terra e “Tropical Plant Pathology,†disciplina que irei criar.

Tenho saudade do clima tropical do Brasil, a cultura de Minas Gerais e jogar peteca com os amigos na CELT em Lavras. Alguns conselhos para os novos estudantes da Universidade são: trate bem as pessoas, sem pretensões, e não deixe aquilo que você não pode fazer atrapalhar aquilo que você pode fazer. Mesmo com pouco dinheiro, por exemplo, é possível aprender inglês, já que a internet atualmente é de fácil acesso. Erre mais – se quer dobrar o número de seus acertos, quadruplique o número de seus erros. Escreva suas metas e revise-as periodicamente, e não deixe de sonhar grande: mire na lua, porque se você errar, você ainda estará entre as estrelas.â€