Embaixadores UFLA: Augusto Mancim Imbriani

Augusto Mancim Imbriani tem 26 anos é graduado em Letras (licenciatura plena) Português / Inglês pela #UFLA. Atualmente, atua como professor nas disciplinas de Literatura e de Língua Inglesa. Academicamente, faz parte do programa de mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del Rei.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“A importância da UFLA em minha formação se deu de forma tripla e integral: tripla pois, nela, me formei profissional, acadêmica e pessoalmente. Integral pois, a partir de minhas experiências em projetos, para além das vivências como discente em sala de aula, me inseri no mercado de trabalho de forma imediata, me deparando com desafios profissionais com os quais já havia tido contato prático e teórico ao longo da graduação. A fim de tornar mais palpável essa já dita contribuição institucional, trago aqui funcionários(as) e professores(as) que fizeram parte de todas as minhas formações citadas. Desde o início de minha graduação, tive a oportunidade de participar de diversos projetos oferecidos pela Universidade, tanto como bolsista, sob o fomento dos órgãos Capes, Cnpq e Fapemig, quanto de forma voluntária. Destaco minha participação no PIBID (Programa de bolsas de iniciação à docência) e no PIBIC (Programa de bolsas de iniciação científica). Destaco aqui, também, minha gratidão às minhas professoras e aos meus professores pelos constantes incentivos e apresentação desses projetos. Sem dúvida alguma, nada me faz mais falta do que o contato diário com amigas, amigos, professoras e professores tão humanos que conheci em meu percurso universitário. Incluo nesse contato as tantas aulas das quais pude participar como discente e fazem, até hoje, parte das minhas preparações de aulas diárias como docente.

Hoje, sou plenamente realizado no cotidiano de minha profissão. Um profissional de excelência é o que busco me tornar nesse processo, que é cotidiano.
Minha realização se deve justamente ao fator cotidiano do fazer profissional. É no contato com meus e minhas estudantes que enxergo os mais relevantes produtos de meus anos de graduação. Aos novos estudantes, apenas aconselho que aproveitem a intensidade das várias formações que terão ao longo da graduação. Reforço minha sugestão, não só na participação, mas, principalmente, na promoção de projetos e eventos culturais dentro e fora da universidade, para que o conhecimento possa ser cada vez mais democratizado dentro e fora do ambiente acadêmico.â€

Na foto, Augusto ao centro, de camisa preta, com os alunos da escola Núcleo de Aprendizagem Integral.