ORIENTAÇÕES

Atividades do Estudo Remoto Emergencial (ERE) começam na segunda (1º/6) para graduação e pós-graduação

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 25 Mai 2020 16:11 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 09:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na próxima segunda-feira (1º/6), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) reinicia as atividades letivas de graduação e pós-graduação do período 2020/1, por meio do Estudo Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma estratégia educacional exclusiva para o período de pandemia, em que o distanciamento social é necessário como medida de prevenção. A realização das atividades está regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), por meio da Resolução CEPE 059, para a graduação, e da Resolução CEPE 060, para a pós-graduação, ambas de 14 de maio de 2020.

A previsão é de que sejam até dez semanas letivas realizadas remotamente. Para a conclusão do período 2020/1 é necessário que haja também, no mínimo, quatro semanas de aulas presenciais na graduação e três na pós-graduação, a serem cumpridas quando houver a indicação de segurança para encerramento do período de distanciamento social pelas autoridades competentes.

Com a indefinição sobre o retorno das atividades letivas de forma presencial, devido à disseminação do novo coronavírus pelo País, em abril a Diretoria Executiva, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e os coordenadores de curso da UFLA começaram a avaliar alternativas para retomar as atividades remotamente. Foi então iniciada a elaboração de uma proposta, apresentada à comunidade acadêmica no final de abril e aberta a sugestões. No período, também foi realizada uma enquete on-line (veja os resultados), com a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos, para subsidiar a elaboração da proposta de resolução apresentada ao CEPE.

A rotina durante o ERE

Acessando o ambiente virtual*, o estudante encontrará os Roteiros de Estudos Orientados (REO) das disciplinas em que está matriculado, disponibilizados pelos professores responsáveis, com a indicação dos materiais didáticos a serem estudados e da atividade que deverá ser feita a partir desse conteúdo. Os roteiros podem conter orientações para o período de uma semana ou quinze dias, segundo escolha do professor responsável. As atividades realizadas de forma remota nas disciplinas irão compor o sistema de avaliação adotado do semestre letivo.

Quando o professor optar por postar conteúdo em vídeo ou por promover webconferências, o material deverá permanecer on-line, para que os estudantes possam assistir nos momentos em que estiverem com acesso à internet. Caso haja transmissões ao vivo, serão com presença facultativa e realizadas no horário das aulas presenciais previsto no início do semestre letivo. Assim, evita-se coincidências de horários.

Até 30 de maio, os estudantes poderão participar de curso preparatório para realizarem os estudos orientados, no formato Massive Open Online Course (MOOC). Os estudantes de graduação que concluírem esse curso poderão incorporar a carga horária (10 horas) como Componente Curricular Complementar (CCC). Saiba mais: https://ufla.br/noticias/ensino/13759-prg-oferta-para-estudantes-curso-preparatorio-para-estudo-remoto-emergencial

*O ambiente virtual, no caso da graduação, é o Câmpus Virtual, o Google Classroom, ou outro que o professor julgar pertinente e pelo qual possa garantir a participação de todos os estudantes. Já no caso da pós-graduação, estão disponíveis também as salas virtuais do SIGAA.

Disciplinas práticas em laboratório ou campo

Professores responsáveis por disciplinas cujos conteúdos forem considerados inviáveis para o estudo emergencial remoto tiveram a oportunidade de solicitar o cancelamento da oferta, para que nova oferta presencial seja feita posteriormente. A PRG e a PRPG divulgarão a relação de componentes curriculares com ofertas de 2020/1 canceladas.

Acesso à internet

Os estudantes de graduação em vulnerabilidade socioeconômica que comprovarem, mediante verificação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), necessidade de apoio financeiro para participação nas atividades letivas por ERE, receberão auxílio acesso-digital no valor de R$ 50,00 destinado à contratação de serviço de acesso à internet. As inscrições devem ser feitas em praec.ufla.br/auxilio-acesso-digital/

Dificuldades para acompanhar o ERE

O estudante que considerar que não reúne condições para acompanhar o ERE poderá solicitar o cancelamento de matrícula em componente curricular específico ou o trancamento geral do curso no semestre 2020/1, sem que isso seja contabilizado no máximo permitido previsto no regramento institucional.

Os procedimentos são semelhantes para os estudantes de graduação e pós-graduação, mas há pontos específicos nos dois níveis.

Para consultar as orientações específicas da graduação, acesse:

Orientações sobre o estudo remoto emergencial

Funcionamento da PRG e suas diretorias

Para consultar as orientações específicas da pós-graduação, acesse:

Orientações para atividades de pós-graduação no período de suspensão das atividades acadêmicas