INTERAÇÃO

Coordenadorias de Divulgação Científica e Comunicação compartilham com IFSuldeMinas experiência em divulgação da ciência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 26 Agosto 2022 15:22 | Última Atualização: Sexta, 26 Agosto 2022 16:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

A experiência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com as atividades de Comunicação Pública da Ciência foi compartilhada com servidores e estudantes de ensino médio e ensino técnico do câmpus avançado do IFSuldeMinas em Três Corações (MG). O encontro foi realizado na tarde de 24/8, na abertura das ações do projeto "Combatendo as desinformações e as fake news por meio da divulgação científica no espaço escolar", organizado pelo Instituto.

A coordenadora de Divulgação Científica da UFLA e representante da Instituição na Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), Ana Eliza Alvim, relatou as ações que têm sido feitas pela UFLA, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), para o avanço da popularização da ciência. Citou a experiência do aumento do fluxo de produção de reportagens de jornalismo científico, a criação do Portal da Ciência, da revista Ciência em Prosa, os resultados em assessoria de imprensa, as séries audiovisuais e sua ampliação para o público infantil, a produção de spots para a Rádio Universitária, o Instagram Ciência UFLA, além de iniciativas da comunidade acadêmica. Essas ações tiveram o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), de 2015 e, recentemente, foi aprovado novo projeto da Universidade em edital da agência.

O objetivo foi promover a reflexão sobre como ações de Comunicação Pública da Ciência podem ser um dos pilares para o combate à desinformação na ciência. O projeto do IFSuldeMinas para discussão do tema terá o total de cinco encontros. Além da abertura, com foco na divulgação geral da ciência, haverá outros quatro, nas áreas de Física, Química, Biologia e Filosofia e História. A meta é desmistificar as notícias falsas e combater o negacionismo científico dentro dessas áreas de atuação.