DATA/HORÁRIO: 15/9/2021 – 18 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

PAUTA:

1 ) Apresentação e discussão a respeito das Orientações sobre o Transporte Escolar do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, do Minas Consciente.

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

A presidente apresentou as Orientações sobre o Transporte Escolar do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, em seguida abriu espaço para debate, sobre a possibilidade dos transportes internos circularem no câmpus da universidade. Priscila Vieira questionou se o mamute e o elefantinho possuem ar condicionado, foi informado que apenas o mamute possui, com isso surgiu a dúvida se as janelas podem ser abertas, e também se ocorrerá limpezas no ônibus ao fim de cada viagem. Flávia Alvarenga comentou sobre as caronas que são oferecidas dentro do câmpus, o que considera um ato de risco, propôs que as placas de caronas devem ser abolidas.  A presidente pontuou que é preciso um protocolo realizado pelo responsável do transporte, para assim analisar a possibilidade de aprovação ou não. Danielle comentou que acha difícil aprovar um protocolo, que pode falhar. José Sebastião pediu para que registrasse sua opinião sobre o transporte coletivo da universidade, sendo: “Já é público e notória minha posição sobre o retorno das aulas, coloquei na reunião anterior e coloquei no nosso grupo, existem duas medidas importantíssimas para que de fato garanta um retorno seguro, seriam a vacinação e o respeito da janela de imunização, são dois fatores que já estão acessíveis, estão disponíveis para a maioria, ou para boa parte da comunidade acadêmica, e o retorno das atividades, tanto as atividades presenciais, quanto as aulas presenciais, deveriam ter esses critérios.”. Já sobre os transporte dos veículos coletivo da universidade disse: “Como a gente está diante de uma resolução de um problema, e a gente ignora a resolução desse problema, e a gente continua seguindo um novo caminho, os problemas vão se acumulando a partir disso, o senso comum costuma chamar isso de bola de neve, você não resolveu uma coisa aqui, o problema só vai ficando maior, eu acho que a gente tá diante de um exemplo disso, quando a gente abre mão das condições mínimas de segurança para o retorno tanto dos nossos trabalhadores técnicos, terceirizados, professores, nossos alunos, qual condição é a condição mínima? É aquela estabelecida pela Fiocruz, por exemplo, que o retorno das atividades presenciais apenas com o plano vacinal completo e respeito aos 14 dias após esse plano vacinal ser completo. A gente tá abrindo mão disso, era uma condição mínima, tem gente falando que é uma condição ideal, a condição ideal do ponto de vista científico é a imunização de 85% da população, então a gente não tá esperando, quem faz essa reivindicação da vacinação da janela de imunização não tá esperando uma condição ideal, tá apenas propondo uma condição mínima pro retorno seguro, como a gente não tem essa condição eu penso que a gente disponibilizar nosso transporte vai ser um grande problema, porque é impossível que não haja aglomeração, tempo normais há aglomeração, as pessoas esperando transporte, é um volume grande de estudantes naquele ponto de ônibus, que é reduzido, que tem cobertura de 8 metros só, pessoas vão ficar ali para se proteger do Sol, da chuva. Do próprio veículo a gente não tem as informações detalhadas sobre as janelas, a ventilação, e a gente sabe que um dos principais problemas das cidades, grandes centros, que não adotaram lockdown no momento certo, era o transporte público. A gente não pode, não tem condição nenhuma de aprovar o uso desses veículos em nossa universidade, a não ser que a gente coloque no nosso plano de contingência essas condições mínimas de vacinação e respeito da janela de imunidade para todo mundo que circular no nosso câmpus. Eu acho que seriam esses pontos que eu coloco na minha posição.”. Foi discutido e pontuado se o transporte coletivo interno e as caronas na universidade são realmente seguros ou não. Após isso, sucederam-se as propostas, sendo a primeira proposta sobre as caronas, sendo do Dany Flávio, pela eliminação dos pontos de carona e realizar uma campanha de esclarecimento e orientações. A proposta foi apoiada por unanimidade. A segunda proposta foi sobre o transporte de ônibus interno na universidade. Foi proposta pelo José Sebastião e complementada pela Christiane Maria Magalhães e Cássio Ribeiro, sendo que o transporte coletivo institucional seja discutido quando tivermos o plano vacinal de toda comunidade acadêmica completo, respeitada a janela de vacinação, e também que a situação caracterizada pelo município seja de onda verde, a qual mostra baixa transmissão, e que tenha tido oportunidade de todos terem sido vacinados. A proposta foi apoiada por unanimidade.

DELIBERAÇÕES:

1 ) Christiane Maria Barcellos entrará em contato com o Sandro para verificar se as janelas do ônibus mamute podem ser abertas para ventilação.

2 ) Solicitar à Proinfra um protocolo para o transporte interno no câmpus da universidade.

3 ) Solicitar à Reitoria a retirada das placas dos pontos de caronas dentro do câmpus da universidade.