Reportagens sobre pesquisa científica - Coordenadoria de Divulgação Científica
Descrição
Público-alvo
Como Solicitar
Observações, Restrições, Regras, Políticas ou Normas
Documentação
As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:
- Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pelas coordenadorias de Comunicação Social (CCS) e Divulgação Científica (CDC).
- Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.
- As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas segundo escala e periodicidade definidas pela equipe da CCS e CDC.
- É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.
- A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.
- O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.
- Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.
Documentação
Campo de texto com editor: Tema da pesquisa (Obrigatório)
Campo de texto com editor: Principais resultados
Campo de texto com editor: Principais impactos para a sociedade (Obrigatório)
Campo de texto com editor: Equipe de pesquisa (Obrigatório)
Campo de texto simples: Mês/ano de conclusão
Campo de texto simples: Links de publicações anteriores sobre o estudo (artigos científicos ou matérias na imprensa).
Campo de texto simples: telefone para contato - preferencialmente incluir celular (Obrigatório)
Campo de upload de arquivo: Arquivos
Campo de texto com editor: Caso não seja pesquisa concluída, especificar o estágio atual de desenvolvimento, previsão de conclusão e justificativa para divulgação neste momento.