Ir direto para menu de acessibilidade.

Contato

Contatos
  Flávia Reis de Souza
  Autoridade de Monitoramento da LAI (AMLAI)
  (35) 99116-6715
Horário de Atendimento
Modalidade Presencial:

  08:00 às 12:00 
  13:30 às 17:30
 Responsável pelo Site de Acesso à Informação
Em conformidade com o artigo 40 da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), o Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Portaria nº 373, de 18 de maio de 2023, designou a servidora Flávia Reis de Souza como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (AMLAI). C

A Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (AMLAI) possui atribuições essenciais para garantir a transparência e o acesso à informação pública, em conformidade com a legislação vigente.

De acordo com o artigo 67 do Decreto nº 7.724/2012, compete à AMLAI assegurar o cumprimento das normas relativas ao acesso à informação, monitorar sua implementação e apresentar relatório anual ao dirigente máximo de cada órgão ou entidade, que será encaminhado à Controladoria-Geral da União. Além disso, recomenda medidas para aprimorar normas e procedimentos relacionados.

Conforme o artigo 40 da Lei nº 12.527/2011, a AMLAI também deve garantir a aplicação eficiente das normas de acesso à informação, elaborar relatórios periódicos sobre seu cumprimento, propor ações para o aperfeiçoamento dos processos e orientar as unidades quanto ao cumprimento da legislação e seus regulamentos.

Em caso de omissão na resposta a pedidos de acesso à informação, o requerente pode apresentar reclamação à AMLAI, que deve manifestar-se dentro do prazo legal. A autoridade máxima pode designar responsável para receber e analisar tais reclamações.

Por fim, segundo o artigo 5º do Decreto nº 8.777/2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, cabe à AMLAI orientar sobre as normas de dados abertos, assegurar sua publicação adequada, monitorar os Planos de Dados Abertos e apresentar relatórios periódicos com recomendações para o aprimoramento da política. Essas competências são fundamentais para promover a transparência, o controle social e o acesso democrático às informações públicas na instituição.