Embaixadores UFLA: Vander Mendonça

Vander Mendonça tem 51 anos e formou-se em Agronomia pela #UFLA no ano de 1997. Fez mestrado em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (Ufersa), doutorado e pós-doutorado na mesma área pela UFLA. Atualmente, é docente na área de Fruticultura na Ufersa, onde está desde 2006, sendo bolsista de produtividade em pesquisa CNPq “Nível 1C”.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“A #UFLA me deu todas as condições para minha formação profissional e acadêmica. Por ter dificuldades financeiras na época, morei o tempo todo na moradia estudantil (Brejão). Lá pude ter contatos com vários colegas brasileiros e estrangeiros que, mesmo em condições financeiras difíceis, tinham a chance de se dedicar aos estudos e assim almejar algo melhor para suas vidas. A #UFLA, além de obter todas qualidades em termos de infraestrutura, possui também professores que se preocupam com a boa relação e oferecem apoio aos discentes. Sem este apoio, eu e muitos colegas não seríamos considerados vencedores nos dias de hoje.

Durante a graduação, tive a oportunidade de ser bolsista de iniciação científica sob a orientação do Prof. Dr. Jose Darlan Ramos, o que me ajudou muito na minha carreira e na certeza de que queria ser professor/pesquisador. Sinto muita falta dos colegas de graduação – quando me formei eram mais de 80 alunos. Hoje tenho contato com alguns, mas em função da distância, aquele convívio presencial gostoso e muito respeitoso da graduação não existe mais. Aos novos estudantes, aconselho que se dediquem muito aos estudos em salas de aulas e, principalmente nas atividades fora de sala, como pesquisas, extensão, intercâmbios, empresas júniores etc. Por consequência, com a qualidade dos cursos da #UFLA e experiências dentro e fora da sala de aula, seu sucesso profissional é garantido