Embaixadores UFLA: Marcela Franco Fernandes Selvati

Marcela Franco Fernandes Selvati tem 24 anos e formou-se em Engenharia Civil pela #UFLA. Atualmente, é Supervisora de projetos na Engminas, um escritório de engenharia e arquitetura de Lavras-MG.

Veja só o seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA, e o conselho para os novos estudantes:

“A #UFLA, desde sempre, foi um sonho, por isso me dediquei bastante para conquistá-lo. A Universidade foi o fator direcionador de toda minha vida. Antes de entrar, foi minha motivação para persistir, e depois de ingressar foi meu fator propulsor para me tornar melhor, como pessoa, aluna e profissional. Foi na UFLA que aprendi a trabalhar em grupo, a falar em público, a expressar minhas opiniões, a ouvir as opiniões distintas das minhas e a respeitar a todos. Me moldou para ser a profissional que sou hoje e me ensinou a estar em constante aprendizado e evolução. Durante a graduação, participei de núcleos de estudo (Neciv- Núcleo de estudos em engenharia civil e Neestra – Núcleo de estudos em estradas), fui monitora voluntária de Desenho Técnico II (AutoCad) e participei de um intercâmbio acadêmico durante um semestre no Peru, além de ter participado de vários cursos e capacitações. Sinto-me realizada por ter concluído com êxito minha graduação.

Sinto que aprendi muito sobre como ser e agir como uma profissional de excelência, e sou imensamente grata por ser uma recém- formada que está empregada e trabalhando na área de formação, mesmo em um cenário tão difícil como o que ainda estamos vivenciando. Entretanto, acredito que ainda estou trilhando meu plano de carreira. Esse é só o começo da realização dos projetos que tenho almejado. Sinto falta dos amigos, de estudar em grupo, de conversar depois das provas, de passar horas na cantina conversando e distraindo depois de muitas aulas e reuniões. Sinto falta dos encontros dos núcleos de estudo e das confraternizações. E tenho saudades também das aulas, onde adquiri grande parte do conhecimento que coloco em prática hoje. Aos novos estudantes, aproveitem! Existem dias mais difíceis que outros, às vezes da vontade de desistir, mas com persistência, apoio dos amigos e da família, é possível chegar lá. Viva cada dia de uma vez. Não pense que descansar é perda de tempo, mas não deixe tudo para última hora. É tudo uma questão de equilíbrio. Lembre-se que um dia tudo isso será passado, então escolha bem quais memórias deseja guardar.”