Ir direto para menu de acessibilidade.
Covid-19

Atualizações sobre deliberações do Comitê de prevenção ao Coronavírus - 23/3

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 12 Março 2020 13:34 | Última Atualização: Sábado, 28 Março 2020 10:26
Gentileza solicitar descrição da imagem
O Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), instituído pela Prefeitura de Lavras, tem a participação de membros do Comitê da UFLA. Reunião do grupo foi realizada na UFLA na manhã desta quinta (19/3)

No dia 11/3, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, reconheceu a epidemia de Coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, por duas razões principais: a velocidade e a escala de transmissão.

A OMS considera essa uma pandemia controlável, o que exige um equilíbrio entre as ações que devem ser tomadas, a fim de que contribuam para a prevenção, sem que haja um pânico desnecessário.

Pela cautela e medidas de prevenção que o momento exige, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está atenta a todas as atualizações e orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e manterá a comunidade acadêmica informada de todas as decisões relacionadas ao assunto.

Até o momento, não há casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 em Lavras. Nenhum dos 50 municípios que integram a Secretaria Regional de Saúde de Varginha possui caso confirmado de COVID-19.

Todas as deliberações do Comitê Especial de Emergência (CEE COVID-19 UFLA) serão atualizadas diariamente, em função de alterações no cenário epidemiológico.


Tempo real - UFLA

 

23/3
21:00

Ao avaliar o desenvolvimento das ações de prevenção ao coronavírus em Lavras, o Comitê Especial de Emergência da UFLA (CEE Covid-19 UFLA) reforça as seguintes orientações, direcionadas à comunidade de Lavras e a membros da comunidade acadêmica:

- O momento é de adesão máxima ao distanciamento social. As pessoas devem permanecer em casa, evitando, inclusive, passeios ao ar livre, caminhadas e atividades físicas pela cidade. A recomendação é de que exercícios físicos devem ser feitos de forma adaptada, em casa. Por isso, a UFLA optou por fechar o acesso ao câmpus, considerando haver uma situação de emergência em saúde. A Universidade, em situações de normalidade, será sempre um centro de acolhimento da população e espaço de interação entre as pessoas. Tão logo a pandemia seja superada, o câmpus estará novamente aberto às atividades lúdicas.

- É fundamental que as pessoas monitorem sua saúde e procurem atendimento médico apenas em caso de necessidade (clique e entenda quando procurar assistência). A ida desnecessária a hospitais, postos de saúde e outras unidades de atendimento superlota os serviços e aumenta as chances de a pessoa se infectar.

- O compartilhamento de informações em redes sociais deve ser feito com responsabilidade. É essencial consultar a fonte dos dados e reproduzir apenas conteúdos divulgados por fontes oficiais. Notícias falsas causam pânico e desinformam. Em Lavras, a situação epidemiológica permanece a mesma, sem casos da doença, mas o número de municípios com novos casos cresce a cada dia (veja o boletim epidemiológico de hoje). Tudo que está sendo feito enquadra-se em medicina preventiva - a mais adequada em saúde pública.

- A recomendação é de que os profissionais da área de saúde da Universidade incluam, em seus planos de teletrabalho, capacitações sobre a infecção por Coronavírus, já que podem ser acionados, a qualquer momento, para atuar em ações institucionais, municipais, estaduais ou federais de combate à doença. Assim, servidores das coordenadorias de Saúde e Saúde Ocupacional, e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), estarão preparados para atuar na linha de frente do enfrentamento, caso necessário. Os estudantes do curso de medicina também devem se capacitar, pois podem ser solicitados para atividades remotas ou presenciais, dependendo da evolução acadêmica no curso

 

22/3
23:34

Nesse domingo (22/3), os integrantes do Comitê Especial de Emergência (CEE Covid-19 UFLA) para prevenção ao Coronavírus analisaram, com a Direção Executiva da UFLA, o recrudescimento das infecções pelo vírus, o que levou à publicação da Portaria nº 247, de 22 de março, em substituição à Portaria nº 233, de 18 de março de 2020. O documento trata da adoção do trabalho remoto para manutenção das atividades da Universidade.

Em 20/3, o Ministério da Saúde declarou o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. Em Lavras, não há casos da doença até o momento.

Outra pauta debatida pelo Comitê foi a solicitação da Prefeitura de Lavras para que a Casa de Hospedagem Alvorada, localizada no câmpus histórico da UFLA, seja utilizada temporariamente para apoio administrativo ao município, no enfrentamento da doença. Questões técnicas relacionadas à parceria foram analisadas, em conjunto com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), responsável pela casa de hospedagem, e com a Direção Executiva da Universidade. A decisão é por oferecer todo o apoio possível ao município, ficando disponível a estrutura física do imóvel, cabendo à Prefeitura a organização e oferecimento dos serviços de limpeza e higienização, cuidados com a rouparia e alimentação, durante o tempo de utilização. As tratativas entre Prefeitura, Faepe e Prefeitura para o fechamento dessa parceria terão continuidade nos próximos dias.

O CEE Covid-19 UFLA também fez o balanço das ações de assistência estudantil que estão sendo feitas. A UFLA viabilizou transporte para que dezenas de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica pudessem voltar para seus locais de origem e ficar com suas famílias nesse período de distanciamento social. Providenciou também apoio aos que não puderam retornar.

 

Consulte a cronologia completa das ações realizadas na UFLA.

 


Resumo das informações gerais da UFLA sobre o coronavírus

Aulas

As aulas de graduação, pós-graduação e ensino infantil serão suspensas a partir do dia 23/3. Orientações gerais relacionadas à suspensão das aulas.

Eventos

Considerando a diversidade de origem dos participantes de eventos realizados na Instituição, informamos que, como medida de prevenção, estão suspensos todos os eventos que seriam realizados na UFLA, incluindo aqueles já registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), até que a situação se estabilize ou sejam definidas novas orientações de conduta.

Viagens

Estão suspensos todos os afastamentos nacionais e internacionais que seriam realizados no interesse da administração.

Com relação aos afastamentos pessoais, o Comitê sugere que cada pessoa avalie a necessidade de sua viagem, a urgência e a possibilidade de adiamento. Lavras é hoje um município sem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Bancas

A participação de membros externos em bancas de avaliação (Qualificação, Mestrado, Doutorado, TCC) deve ocorrer por videoconferência.

Professores e estudantes estrangeiros

A visita de todo pesquisador ou estudante estrangeiro deve ser previamente comunicada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFLA).

Neste momento, orienta-se que qualquer visita seja adiada.

Discentes, docentes e técnicos regressando do exterior

Toda pessoa, regressando do exterior, deve realizar o isolamento domiciliar preventivo, por um período de sete dias, de acordo com as orientações abaixo:

  1. a pessoa deve permanecer a uma distância de pelo menos um metro dos contactantes ou fazer uso de máscara;
  2. talheres, roupa de cama e de banho devem ser individualizados e lavados imediatamente após o uso;
  3. o ambiente em que ela estiver deve ser mantido arejado, com janelas abertas e circulação de ar;
  4. deve-se lavar muito bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia;
  5. usar álcool gel 70% para higienizar as mãos e para passar em móveis, computadores ou outros objetos tocados pela pessoa em isolamento;
  6. cobrir a face com o antebraço ou lenço descartável ao espirrar ou tossir;
  7. evitar receber visitas;
  8. evitar contato com animais de estimação;
  9. procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratório, digestivos e/ou febre.

Sobre o vírus

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções.

Isso pode ocorrer por meio do contato direto com as secreções de uma pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca por meio das mãos.

 

 

Medidas de prevenção

Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros da comunidade acadêmica adotem algumas medidas comportamentais:

  1. lave as mãos com água e sabão e, sempre que possível, use álcool gel 70%;
  2. cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  3. evite aglomerações se estiver doente;
  4. não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres, garrafas;
  5. mantenha os ambientes bem ventilados;
  6. não toque as regiões dos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos;
  7. mantenha-se hidratado;
  8. realize o isolamento domiciliar preventivo, de sete dias corridos, caso esteja vindo do exterior;
  9. evite contato direto da boca com as torneiras de bebedouros, utilize sua caneca UFLA;
  10. mantenha atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Oriente-os a procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  11. comunique às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Prevenção no câmpus

Entre as medidas de prevenção, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) orienta os chefes das unidades que façam solicitações ao Almoxarifado da quantidade de álcool gel necessária. Caso identifiquem banheiros e áreas de circulação comuns com falta de sabonete líquido, papel toalha ou papel higiênico, a ocorrência pode ser notificada, por qualquer membro da comunidade acadêmica, por meio de formulário eletrônico, ou diretamente  à empresa responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros (Adcon), pelo ramal 1544.  Esses são itens essenciais para que a comunidade acadêmica possa manter os hábitos de higienização das mãos.

Onde obter mais informações?

Para ampla divulgação das informações atualizadas, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com notas oficiais, informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Outras informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) estão disponíveis em sites oficiais dos órgãos competentes:

Ministério da Saúde

Organização Mundial de Saúde

Organização Pan-Americana Saúde

Centro de Controle de Doenças (CDC)

Atendimento à comunidade acadêmica

A COPE (Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA) disponibilizou um e-mail para esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Caso ocorra mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá ampla divulgação por meio dos veículos oficiais de comunicação da Universidade.


 

Cronologia completa

19/3
22:57

Os trabalhos do Comitê Especial de Emergência (CEE Covid-19 UFLA) concentraram-se em demandas específicas nesta quinta-feira (19/3). Uma delas foi o estudo sobre as condições dos estudantes da Moradia Estudantil e das formas possíveis de se viabilizar o retorno deles a seus locais de origem. Outro ponto tratado foram os estudos para avaliar a possibilidade de ferramentas para auxiliar o município no enfrentamento da epidemia, como o desenvolvimento de plataformas diagnósticas e de recursos para telesaúde. O auxílio ao município ocorre também com a participação de membros do Comitê da UFLA no Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), instituído pela Prefeitura.

O CEE Covid-19 UFLA também trabalhou, ao longo do dia, com o esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho remoto, apresentadas por diferentes equipes da Universidade.

 

19/3
08:40

A Prefeitura Municipal de Lavras institui, pelo decreto 15.340 de18 de março de 2020, o Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Lavras, com membros da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

 

 

 

 

 

16/3
14:40

 

15/3
18:30

Na reunião deste domingo (15/3), o Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus (CEE Covid-19 UFLA) fez a avaliação diária do cenário relativo à doença e deliberou pela manutenção das decisões tomadas em 13/3. A situação epidemiológica regional permanece a mesma. Não há nenhum caso de infecção por coronavírus na macrorregião de Lavras. Em Lavras e na microrregião não há casos suspeitos, que estejam aguardando resultados de exames. Em Minas Gerais são quatro casos confirmados, nas cidades de Ipatinga, Divinópolis, Juiz de Fora e Patrocínio.

Os integrantes do Comitê acompanham continuamente a situação e emitem comunicados diários sobre as deliberações. As dúvidas e sugestões relativas ao tema – e de natureza institucional – que forem encaminhadas pela comunidade acadêmica ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou aos membros do Comitê, serão analisadas nas reuniões, para deliberações subsidiadas nas evidências técnicas disponíveis no momento. O posicionamento acerca dessas questões será incluído nos boletins diários de atualização. Apenas particularidades que não sejam de natureza institucional é que não serão tratadas nas pautas diárias.

Relembre as deliberações dessa sexta (13/3), que permanecem em vigor:

  • Manutenção do calendário acadêmico da graduação e pós-graduação. Aulas, portanto, estão mantidas;
  • Suspensão de todos os eventos a serem realizados na Universidade a partir das 7h de 16/3, inclusive os registrados e aprovados na Proec;
  • Assim como as viagens internacionais a trabalho, as viagens nacionais também estão suspensas. Bancas de defesa com membros externos devem ser realizadas por videoconferência também a partir de 16/3.
  • A vinda de professores visitantes, alunos estrangeiros ou outros convidados do exterior deve ser adiada. Os responsáveis pelas ações programadas e que envolveriam a vinda de estrangeiros devem providenciar o adiamento e informar à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
  • O Comitê divulgará um Boletim Técnico pela Editora UFLA, como forma de orientar e informar toda a comunidade acadêmica.
  • O Comitê recomenda, ainda, aos estudantes e demais membros da comunidade universitária que evitem, mesmo em ambientes externos, a participação em festas, eventos e outras aglomerações de grande número de pessoas.
  • Notícias falsas sobre a doença, envolvendo a UFLA e outras universidades da cidade, estão circulando. A comunidade deve ficar atenta e consultar a página oficial da UFLA, especialmente pelo link ufla.br/coronavirus. Somente por seus veículos oficiais a UFLA emite comunicados. Os textos falsos estão sendo encaminhados para investigação, pois colocam em risco a saúde pública, causando pânico e desinformações.

 

15/3
18:00

O início das aulas das novas turmas do cursinho pré-vestibular Pré-Uni, ofertado pela UFLA em parceria com a Prefeitura, foi adiado preventivamente. Diante da suspensão dos eventos cadastrados na Proec, e sendo o Pré-Uni um projeto de extensão que reúne um novo público com presença simultânea, a medida se estende também a tal projeto.

 

14/3
12:32

Os municípios de Rio de Janeiro e São Paulo já possuem casos de transmissão comunitária, o que faz com que estes municípios entrem em uma outra fase de estratégia de contenção da doença.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (13), que as orientações deverão ser adaptadas pelos gestores estaduais e municipais, de acordo com a realidade local.

“Não há uma regra única para todo o país. Cada região deve avaliar com as autoridades locais o que se deve fazer caso a caso. Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Lavras não possui casos de COVID-19, tampouco casos suspeitos em investigação.

Neste sentido, as medidas de prevenção assumidas por esse Comitê Especial de Emergência (CEE-COVID-19-UFLA) visam manter a estabilidade epidemiológica na qual nos encontramos. Cada decisão tem sido avaliada em função da nossa realidade e embasada em evidências técnico-científicas e nas orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.Neste sentido, informamos que a avaliação da necessidade de suspensão de atividades curriculares e administrativas; o fornecimento de alimentação pelo RU e a circulação do transporte coletivo tem sido realizada diariamente. O CEE-COVID-19-UFLA pondera os riscos de cada ação e tem rediscutido cada uma das deliberações frente a cada nova informação epidemiológica disponível. 

As medidas recomendadas na noite de sexta-feira (13), a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool 70%, etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), mudança da forma de cumprimentar o outro (evitar beijos, abraços e aperto de mão), isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.

É importante ressaltar que o COVID-19 é um vírus respiratório. Neste sentido, as medidas de prevenção são as mesmas que já devemos seguir para as outras doenças respiratórias. “Algumas dessas medidas são hábitos para a vida toda, não só para agora ”, enfatizou o secretário.

O CEE-COVID-19-UFLA foi instituído pela Portaria Reitoriaº220/2020 é constituído por docentes do curso de Medicina da UFLA, que atuam na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Epidemiologia e Saúde Pública; Médica Epidemiologista; Médico Infectologista; Coordenadora de Saúde da UFLA, Médico e Enfermeira do Trabalho; Coordenador de Prevenção de Endemias; Discente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde área de Medicina II e Direção Executiva.

Comitê Especial de Emergência CEE-COVID-19-UFLA

 

14/3
12:32

 

13/3
20:25

 

13/3
12:20

O Comitê Especial de Emergência para prevenção ao novo coronavírus da UFLA deliberou pela manutenção da partida de quartas de final entre Lavras Vôlei e Guarulhos Vôlei, da superliga B de Vôlei, que ocorre hoje (13/3), às 19h, no ginásio da Universidade. A decisão foi tomada em respeito aos jogadores, que já se encontram na cidade, e devido à proximidade do evento. Como medida preventiva, a partida ocorrerá de portas fechadas, sem participação do público.

 

13/3
12:20

O Comitê Especial de Emergência para prevenção ao novo coronavírus da UFLA deliberou pela manutenção da partida de quartas de final entre Lavras Vôlei e Guarulhos Vôlei, da superliga B de Vôlei, que ocorre hoje (13/3), às 19h, no ginásio da Universidade. A decisão foi tomada em respeito aos jogadores, que já se encontram na cidade, e devido à proximidade do evento. Como medida preventiva, a partida ocorrerá de portas fechadas, sem participação do público.

 

12/3
17:00

  • Aulas estão mantidas até que o cenário epidemiológico local exija nova conduta ou haja determinação superior por parte dos ministérios da Educação ou da Saúde.
  • Serão afixadas nos ônibus do transporte interno, próximo ao sistema de ponto eletrônico e bebedouros orientações de medidas de proteção, como a necessidade de circular com janelas abertas, de se adotar as medidas corretas de proteção em caso de tosse ou espirro (etiqueta respiratória) e de ter sempre em mãos um frasco de álcool gel para higienização das mãos.
  • Haverá novas ações para divulgação visual no câmpus das orientações de prevenção, especialmente no Centro de Convivência e Restaurante Universitário.
  • Intensificação da divulgação do Ramal 1544, pelo qual a comunidade acadêmica pode acionar a empresa terceirizada caso identifique falta de sabonete ou papel nos banheiros.
  • Será solicitado aos organizadores dos eventos não adiados que incluam tela de projeção sobre medidas preventivas durante as atividades e que reforcem verbalmente as orientações. A Diretoria de Comunicação (Dcom) disponibilizará o conteúdo padrão a ser utilizado, bastando que o organizador solicite por meio do sistema ufla.br/suportecomunicacao, com pelo menos dois dias de antecedência.
  • O fluxo da fila do RU foi reorganizado, para que os estudantes passem pela pia de lavagem das mãos.
  • Sobre a realização dos eventos, permaneceram as definições divulgadas em 12/3.

 

 

28/2
16:00

Assunto(s): coronavírus
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção