Institucional
Programa de Educação Tutorial
![Prograd estende até 28/7 o prazo para envio de propostas de novos grupos PET](/images/noticias/2023/00_SELOS/edital-thumb.jpg)
Prograd estende até 28/7 o prazo para envio de propostas de novos grupos PET
Ensino
Inúmeros leitores têm perguntado a respeito do uso graficamente correto dos porquês brasileiros. Digo “brasileiros” pelo fato de no Brasil termos uma grafia um pouco diferente da de Portugal nesse ponto. Vamos então rever o esquema de uso dos porquês em nosso país.
1) Usa-se POR QUE (preposição + pronome relativo) em perguntas diretas e indiretas; observe-se o acento circunflexo no “que” antes do ponto de interrogação:
Você pode nos dizer por que não devemos tirar proveito da boa pontuação?
Por que as mulheres ocupam tão poucos cargos políticos?
Brizola não aceitou o cargo por quê?
Nós, sim, temos o dever de perguntar por que não lhes deram opção de vida.
2) Usa-se POR QUE em frases afirmativas/negativas, como complemento (objeto direto) de verbos como mostrar, justificar, saber, explicar, entender e outros:
Ninguém explica por que os preços não caem.
Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, encantou plateias e mostrou por que provoca calafrios nos burocratas de Washington.
Não entendo por que os eletricitários vão entrar em greve.
3) Usa-se POR QUE como complemento das expressões EIS, DAÍ, NÃO HÁ:
Eis por que resolvemos fazer a paralisação.
Não pude me preparar, daí por que desisti do concurso.
“Não há por que temer mudanças. Esse Brasil já tem regras”, disse o presidente da Valisère.
Nesses três casos está sempre implícita a palavra motivo:
Por que (motivo) as mulheres ocupam tão poucos cargos políticos?
Não entendo por que (motivo) os eletricitários entrarão em greve.
Gostaria de saber por que (motivo) seu filho faltou à aula.
4) Usa-se PORQUE para iniciar orações explicativas e causais; em tais afirmações e respostas temos uma conjunção, que equivale a POIS (já que, uma vez que, pelo fato de que, como):
É preciso alfabetizar as pessoas digitalmente junto com a superação do analfabetismo básico, porque não dá tempo de fazer uma coisa antes da outra.
Hoje, a comunidade se assenta em torno do desmatamento porque essa é a única oportunidade de emprego e de renda.
Muitas crianças simplesmente não conseguem aprender porque estão subnutridas.
Nos casos em que se aplica a regra do item 4 pode-se colocar uma vírgula antes do “porque”, a indicar o início de uma oração. Já no tocante aos itens 1, 2 e 3 a colocação da vírgula é totalmente imprópria, para não dizer impossível.
Fonte: www.linguabrasil.com.br
Paulo Roberto Ribeiro - Ascom
Pesquisa
Internacionalização
Últimas Notícias
- UFLA sedia 30° EMEJ - Encontro Mineiro de Empresas Juniores acontece entre 26 e 28/7 25/07/24 14:33
- Novidade no Congresso Unificado: I COENS discute práticas de ensino, inovações metodológicas e alternativas didáticas 25/07/24 12:21
- Inscrições abertas para o Esquenta CIUFLA 2024 – evento preparatório para participação de estudantes 25/07/24 11:50
- Servidor da UFLA é habilitado como adviser da rede EducationUSA 25/07/24 11:37
- Conheça os serviços prestados pela Coordenadoria de Saúde da UFLA 24/07/24 16:35
- Feito de leite ou soro de leite: a escolha dos produtos no supermercado 23/07/24 11:45
- Prograd estende até 28/7 o prazo para envio de propostas de novos grupos PET 23/07/24 8:10