OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

UFLA se destaca entre universidades do mundo que promovem ações pela “Fome Zero e Agricultura Sustentável”

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 28 Abril 2022 14:57 | Última Atualização: Quinta, 28 Abril 2022 14:59
logo do ranking

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa a 66ª posição no mundo, entre 1.406 instituições avaliadas, em ações pela “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, segundo o THE Impact Rankings. O ranking é a única classificação de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que compõem a Agenda 2030. A Instituição avançou 23 posições em relação a 2021. O resultado de 2022 do Ranking foi divulgado nessa quarta-feira (27/4).

Ações da Universidade que colaboram para a redução da fome e promoção da agricultura sustentável são aquelas focadas no combate à insegurança alimentar e à fome, no estímulo à alimentação sustentável e saudável, no compartilhamento de conhecimentos e no suporte aos produtores de alimentos. São reconhecidas as iniciativas da comunidade acadêmica que incluem assistência estudantil e comunitária, ensino, pesquisa e extensão. Relembre, no fim do texto, algumas das ações relacionadas ao resultado desse indicador.

Outro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em que a UFLA teve bom desempenho no contexto internacional foi “Água potável e saneamento”, ocupando a faixa 101-200, com  aumento de 20% na pontuação obtida para o indicador em relação ao ano anterior. Aqui são consideradas as ações de gestão das águas no câmpus, como o tratamento de água e esgoto, a oferta de água potável à comunidade, as práticas de reuso, além de iniciativas da comunidade acadêmica para ofertar oportunidades à comunidade externa de aprendizado sobre gestão e conservação das águas, estímulo ao uso consciente da água e cooperação com atores externos para a segurança das águas. Os exemplos de ações que colaboram para esse resultado também estão ao final da matéria.

O reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destaca a satisfação proporcionada pela evolução da UFLA nesses dois dos indicadores. “Eles são importantes do ponto de vista social, especialmente nas ações de combate à insegurança alimentar, em uma época que experimentamos o aumento da pobreza e da fome no Brasil. Isso reforça a importância social da UFLA, para o País e para o seu entorno. Aliada a isso, a evolução nos indicadores ambientais, reforçam também a nossa tradição na preservação ambiental e responsabilidade em gerar tecnologia em produção de alimentos de maneira sustentável”, avalia.

Para a coordenadora Acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais, professora Cristiane Alves Pereira, é bem conhecida a importância de assuntos relacionados à sustentabilidade e a classificação no ranking dá indícios de que a comunidade da UFLA está contribuindo, em nível mundial, com ações que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Os ODSs foram propostos pela Organização das Nações Unidas, e pontuam diversas metas de sustentabilidade a serem cumpridas até o ano de 2030”, explica.

A UFLA participa desse ranking global de desenvolvimento sustentável pelo segundo ano consecutivo, sendo classificada em sete indicadores: ODS 1 Erradicação da pobreza, ODS 2 Fome Zero e agricultura sustentável, ODS 3 Saúde e bem-estar, ODS 4 Qualidade da educação, ODS 6 Água potável e saneamento, ODS 7 Energia limpa e acessível, ODS 17 Parcerias em prol das metas. Na classificação geral 2022, a Universidade está na faixa 601-800 no mundo.

O Impact Rankings é elaborado pela Times Higher Education, revista inglesa responsável pelo THE World University Ranking, um dos mais respeitados da área educacional. Nesta quarta edição, o ranking classificou 1.406 universidades de 106 países. Foram classificadas no ranking 48 instituições de ensino superior brasileiras, e 26 são instituições federais.

Acesse os resultados completos do ranking em: https://www.timeshighereducation.com/impactrankings/overall

Algumas notícias que embasaram a avaliação da UFLA no Objetivo  “Fome Zero e Agricultura Sustentável”:

Pesquisa realizada na UFLA realiza acompanhamento do estado nutricional e dos modos de vida de crianças e adolescentes.

Projeto Comer pra Quê conscientiza jovens sobre alimentação

UFLA continua com as doações ao Banco de Alimentos de Lavras

Repúblicas formadas por estudantes da UFLA realizam doação de cestas básicas e materiais de higiene pessoal em Lavras

UFLA no combate à insegurança alimentar infantil em Lavras